Por Jovens de Maria Em Crescendo na Fé Atualizada em 19 OUT 2018 - 14H35

Conheça Nunzio Sulprizio: o mais novo jovem canonizado por Francisco

Num ano em que a Igreja do mundo volta os olhares para a juventude com o Sínodo dos Bispos e os católicos brasileiros vivem o Ano do Laicato, vem Papa Francisco e canoniza um jovem leigo, que faleceu com apenas 19 anos.

Com certeza, é uma alegria pra juventude saber que nós também somos capazes da santidade, mesmo sendo jovens e leigos. E claro, felizes também por ganharmos mais um exemplo de vida.

Facebook Parrocchia Beato Nunzio Sulprizio
Facebook Parrocchia Beato Nunzio Sulprizio

“O jovem Sulprizio é o beato da nossa idade (...) quero convidar a fazerem amizade com este querido Beato e pensar humildemente como devemos aproximar a sua conversa celestial e como podemos seguir também o seu itinerário terrestre” São Paulo VI, em 1963, por ocasião da beatificação de Nunzio Sulprizio

Nunzio Sulprizio nasceu em Pescosansonesco (Itália), em 13 de abril de 1817. De família muito pobre, aos seis anos ficou órfão e foi morar com a avó, que logo faleceu também.

Depois disso, foi trabalhar em uma serralheria que pertencia a um tio, um homem muito violento, que o deixava sem comer e o enviava para trabalhos em ambientes hostis e perigosos.

Com todo esse descaso, Nunzio se adoentou e ficou com o pé gangrenado. Mas, em todo o tempo, ofertou seu sofrimento "em reparação pelos pecados do mundo, para fazer a vontade de Deus e ganhar o Paraíso".

Nesse meio tempo, um parente mais distante descobriu as condições em que o jovem estava vivendo e o deixou sob os cuidados do coronel Felice Wochinger, muito conhecido na região como um homem caridoso.

Foi no hospital que Nunzio recebeu sua Primeira Comunhão e conheceu São Gaetano Errico, fundador dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, que o prometeu o ingresso na congregação assim que atingisse a idade ideal.

Durante toda a sua vida, nos momentos de sofrimento, ele se refugiava na igreja e buscava se consolar em Jesus Eucarístico. Além disso, participava das missas todo domingo, onde sempre dizia encontrar alívio.

Aos 19 anos, foi descoberto que Nunzio tinha câncer nos ossos. Ele faleceu meses depois, em 5 de maio de 1836, na cidade de Nápoles.

Conta a história que, um pouco antes de morrer, o jovem disse ao coronel: “Alegra-te! Do céu, sempre vou te ajudar”.

Que possamos aprender deste jovem santo o grande amor por Jesus e a coragem de enfrentar os desafios e se entregar ao caminho que Deus nos propõe.

São Nunzio Sulprizio, rogai por nós!


Fonte: Com informações de ACI digital e Vatican News

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.