A distribuição da Sagrada Comunhão aos fiéis sob ambas as espécies (pão e vinho) foi a norma por mais de um milênio de prática litúrgica, mas, em fins do século XI, o costume de distribuir a Eucaristia aos fiéis somente sob a forma do pão começou a propagar-se, até que, no Concílio de Constância, em 1415, foi decretado que a Sagrada Comunhão seria dada aos fiéis unicamente sob a forma de pão. Leia MaisOração para a comunhão espiritualOração de São Tomás de Aquino para antes da Comunhão
Porém, em 1963, os padres conciliares, no documento Sacrosanctum Concilium, do Concílio Vaticano II, autorizaram a distribuição da Sagrada Comunhão sob ambas as espécies.
O fundamento por trás destas normas é que receber uma das espécies durante este sacramento é receber todos os frutos da graça, pois Cristo está presente, na Sua totalidade, Corpo, Sangue, Alma e Divindade, em todos os casos.
Isto, que é chamado de “concomitância”, é descrito por São Tomás de Aquino da seguinte maneira:
“Nada se perde quando o Corpo é oferecido para os fiéis sem o Sangue, porque o sacerdote oferece e recebe o Sangue em nome de todos, e todo o Cristo está presente em ambas as espécies”.
Isto quer dizer que, quando recebemos a hóstia consagrada, recebemos o Corpo e o Sangue, e quando recebemos o Precioso Sangue no cálice, recebemos também o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Que este mistério grandioso, o Sacramento Eucarístico, fonte e ápice da vida eclesial, seja cada vez mais reverenciado, e assim cresça mais a presença de Cristo em nós!
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