Crescendo na Fé

Existe "obsessão demoníaca"?

Dante Ricardo Carrasco Aragón

Escrito por Dante Aragón

28 JUN 2021 - 14H44 (Atualizada em 28 JUN 2021 - 15H02)

Reprodução

Em primeiro lugar, antes de falar sobre este tema complexo, quero salientar a possibilidade que podemos ter ao meditar neste tema, sobre a ação do demônio de maneira geral, de reconhecer que ele é um ser espiritual mentiroso, pois busca que nós façamos o oposto do que dizem os Mandamentos, pois sua ação diabólica ocorre pelo desejo do diabo de procurar a ruína eterna do ser humano.

O Evangelho fala claramente da possibilidade de uma presença diabólica no homem, que se torna como uma “casa” usurpada por um inimigo que dela se apossou (Mc 2,22-27). Este outro tipo de ação do demônio se chama extraordinária.

Shutterstock
Shutterstock

O demônio possui dois tipos de ações, a ordinária e a extraordinária. A ação ordinária é a tentação, e a ação extraordinária do demônio pode ocorrer sob as seguintes formas: possessão diabólica, obsessão diabólica e a vexação diabólica. A primeira diz respeito a tomar posse do corpo da pessoa, um espírito demoníaco que age no interior do corpo; a segunda diz respeito a perturbar a mente com pensamentos ou imagens obsessivas; e a terceira, a vexação diabólica, diz respeito a agressões físicas à pessoa com facas, queimaduras, marcas, golpes, quer dizer, formas que atingem a saúde. Também podemos considerar como outras formas: infestações diabólicas, sujeições diabólicas e distúrbios externos.

Leia MaisExiste perigo nas maldições, magias e feitiços? A obsessão demoníaca ou (obsessão diabólica) compõe-se de agressões do demônio no âmbito do intelecto e na liberdade da pessoa. Quer dizer: pensamentos ou imagens obsessivas que a vítima não está em condições de afastar, pois se imprimem fortemente na mente e no espírito até o ponto de parecerem realmente pensamentos da própria pessoa.

A distinção com as patologias psiquiátricas não é tão simples; somente vale dizer que as próprias patologias psiquiátricas podem ter sua origem em uma ação extraordinária do demônio; ou, a ação do demônio e o mal psíquico podem estar presentes ao mesmo tempo.

O campo das obsessões demoníacas é um dos mais difíceis de se avaliar. Assim, se faz necessário o acompanhamento de especialistas da área médica e do ministério dedicado do exorcista.

Finalmente, fiquemos com a ideia de que a ação que leva ao mal é a ação ordinária do demônio, e que esta tem consequências desastrosas, o que é muito pior, pois pode nos levar ao pecado mortal.

Escrito por
Dante Ricardo Carrasco Aragón
Dante Aragón

Peruano, é administrador, mestre em Psicologia, especialista em antropologia cristã e participa do Movimento de Vida Cristã em Petrópolis

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...