Por Dante Aragón Em Crescendo na Fé Atualizada em 29 OUT 2020 - 08H48

Jovem, Fé e Ciência podem e devem caminhar juntas!


Zhuravlev Andrey/ Shutterstock
Zhuravlev Andrey/ Shutterstock


Hoje em dia, é cada vez mais comum que os jovens se afastem da fé ou vivam de uma maneira mais light o catolicismo. Por outro lado, também, ouve-se de casos em que os jovens, nos últimos anos de ensino médio, ou ao começar sua vida universitária, por diversas razões, acabam se afastando das bases católicas ou começam a racionalizar tudo. Eu penso que a razão principal está na falta de fé sólida, uma fé em que a razão brilhe mais na vida do jovem, pois este, por natureza, está numa época de busca de respostas.

Leia MaisAngelica: jovem testemunho de aliança entre fé e razãoFé e Razão são compatíveis?Fé e razão (ciência) têm SIM que caminhar juntas, pois, como coloca o Papa São João Paulo II na Fides et Ratio: A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da Verdade”.

O jovem, mais do que nunca, hoje precisa fazer esta síntese na sua vida e no seu agir, pois vivemos numa cultura cheia de ideologias e de muita informação superficial ou até falsa. Fazer essa síntese significa estabelecer uma relação com o Senhor Jesus, centro da vida cristã, na qual se perceba que, antes de mais nada, Ele tem sede de cada um de nós, e que quanto mais abrimos a porta do nosso coração a essa sede que Ele tem por nós, encontraremos a paz interior e as forças para avançar na vida cristã com todos os desafios que iremos encontrar.

A ciência e o conhecimento racional servem para dignificar e glorificar o ser humano. A ciência moderna ficou muito racionalista e empirista, sem considerar a dimensão metafísica e nem considerar as ciências não empíricas, pois “ciência só é o empírico” (o que não é verdade). Cabe lembrar que a ciência moderna se desenvolveu num ambiente, em ampla medida, católico, e deve-se sempre lembrar que o Catolicismo possibilitou o seu progresso.

Coragem, Jovem! Viva buscando sempre a verdade, e busque a sabedoria com humildade. Apesar de vivermos num mundo com um acesso gigantesco à informação, não se deixe levar pela informação e, sim, busque se formar como pessoa, como cristão, como discípulo de Cristo.

Escrito por
Dante Aragón (Arquivo Pessoal)
Dante Aragón

Dante Aragón, nasceu no Perú, é administrador, mestre em psicologia, especialista em antropologia cristã e participa do Movimento de Vida Cristã em Petrópolis (RJ), desde 2003

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.