Hoje em dia, é cada vez mais comum que os jovens se afastem da fé ou vivam de uma maneira mais light o catolicismo. Por outro lado, também, ouve-se de casos em que os jovens, nos últimos anos de ensino médio, ou ao começar sua vida universitária, por diversas razões, acabam se afastando das bases católicas ou começam a racionalizar tudo. Eu penso que a razão principal está na falta de fé sólida, uma fé em que a razão brilhe mais na vida do jovem, pois este, por natureza, está numa época de busca de respostas.
Leia MaisAngelica: jovem testemunho de aliança entre fé e razãoFé e Razão são compatíveis?Fé e razão (ciência) têm SIM que caminhar juntas, pois, como coloca o Papa São João Paulo II na Fides et Ratio: “A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da Verdade”.
O jovem, mais do que nunca, hoje precisa fazer esta síntese na sua vida e no seu agir, pois vivemos numa cultura cheia de ideologias e de muita informação superficial ou até falsa. Fazer essa síntese significa estabelecer uma relação com o Senhor Jesus, centro da vida cristã, na qual se perceba que, antes de mais nada, Ele tem sede de cada um de nós, e que quanto mais abrimos a porta do nosso coração a essa sede que Ele tem por nós, encontraremos a paz interior e as forças para avançar na vida cristã com todos os desafios que iremos encontrar.
A ciência e o conhecimento racional servem para dignificar e glorificar o ser humano. A ciência moderna ficou muito racionalista e empirista, sem considerar a dimensão metafísica e nem considerar as ciências não empíricas, pois “ciência só é o empírico” (o que não é verdade). Cabe lembrar que a ciência moderna se desenvolveu num ambiente, em ampla medida, católico, e deve-se sempre lembrar que o Catolicismo possibilitou o seu progresso.
Coragem, Jovem! Viva buscando sempre a verdade, e busque a sabedoria com humildade. Apesar de vivermos num mundo com um acesso gigantesco à informação, não se deixe levar pela informação e, sim, busque se formar como pessoa, como cristão, como discípulo de Cristo.
:: Curtiu a formação? Compartilhe com seus amigos!
Confie no seu Anjo da Guarda e tenha paz e proteção
A devoção aos Santos Anjos da Guarda é baseada nas Sagradas Escrituras e no Catecismo da Igreja Católica. Aprenda mais sobre nossos companheiros de jornada!
Aventura Sustentável (retomada Laudato Si): Desbravando caminhos para um mundo melhor
Saiba mais sobre a Laudato Si e cuide da Casa Comum.
Amor fraterno em palavras: Mensagens adoráveis para derreter o coração do seu irmão
Conheça mensagens emocionantes , repletas de amor e envie para seu (ua) irmão(ã)
Boleto
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login