Por Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R Em Crescendo na Fé Atualizada em 18 MAR 2019 - 16H30

Judas Tadeu: Fidelidade incondicional ao Mestre Jesus Cristo

judas tadeuOlá querido jovem seguidor de Jesus! Vamos juntos, mais uma vez, em reflexão. Costumo sempre dizer aos jovens, e aqui repito esse meu hábito: a morte é certeza para todos, e pensar na morte deveria ser algo tão natural quanto respirar ou fazer uma refeição!

Para alguns a morte chegou de forma violenta, mas redentora – e aqui me refiro aos apóstolos de Jesus. Conduzidos ao martírio, esses homens não se deixaram intimidar pela crueldade do algoz, e superando todo medo da morte, entregaram-se, por amor absoluto ao Cristo, as mais terríveis formas de violência e dor; e o sangue desses homens, regando a terra, alimenta ainda hoje a convicção de fé da Igreja.

Assim foi com o apóstolo Judas Tadeu, estrela que brilha forte no céu da fé cristã. Antes de tudo, cuidado para não confundir Tadeu com Iscariotes, já que ambos recebem o nome de Judas. Este último, o traidor, está mergulhado no mistério de Deus e somente Ele pode saber seu destino! Já Tadeu, o fiel seguidor de Jesus, soube colocar acima de tudo seu zelo e fidelidade pelo nome e pela causa de Jesus, e por isso, foi martirizado e santificado!

Nós pouco sabemos de Judas Tadeu, a não ser que ele muito amou Jesus Cristo. Mas dois traços de sua personalidade sobreviveram até hoje, o zelo pelas coisas sagradas e sua fidelidade incondicional ao projeto de Jesus Cristo, que o fez se conhecido e devotado como o santo das causas impossíveis – somente o amor consegue tudo, e o amor de Judas Tadeus por Cristo foi tão intenso que tudo o que passa pelas suas mãos sempre recebe rápida solução. O amor verdadeiro apresa em amar e gosta de estar ao lado da pessoa amada – a fidelidade, virtude hoje tão esquecida, é fonte incomensurável das mais abundantes graças de Deus.

E surge então, no horizonte de nossas ideias, a pergunta fundamental: como temos vivido, na juventude, a fidelidade às pessoas, ideias e projetos que me são importantes? Ou falando mais proximamente ao coração do jovem cristão: como você tem vivido sua fidelidade ao projeto de amor de Jesus Cristo? Existe em você a consciência de que a fidelidade é o motor do amor e que para o amor nada e impossível? Ou quando o assunto é fidelidade você tem sido negligente e impedido a engrenagem do amor funcionar?

 

"Há muitas situações da vida que exigem fidelidade, e que podemos resumir em dois passos: fidelidade a Deus e fidelidade ao outro"

Há muitas situações da vida que exigem fidelidade, e que podemos resumir em dois passos: fidelidade a Deus e fidelidade ao outro. Ambas as atitudes mostram ou não meu comprometimento com aquilo que acredito. A fidelidade a Deus manifesta na escolha coerente e livre das coisas da fé, do seguimento do Evangelho, no respeito às coisas sagradas da religião.

Entretanto, a fidelidade a Deus pode cair num vazio ritualístico, e por isso, quando ao assunto é ser fiel a Deus temos que necessariamente, ser fiéis ao nossos irmãos e irmãs. Como? Fiéis nas amizades, nos compromissos assumidos, nas relações amorosas, sejam de namoro ou, principalmente, no matrimônio, fiéis aos mais necessitados, fiéis aso valores que promovem a vida, fiéis na caridade fraterna, enfim, cada laço de fidelidade que construo e mantenho, eu reforço minha fidelidade a Deus; e cada vez que eu quebro relações de confiança, destruo laços de amizade, traio que em mim confiou, rompo alianças, ou seja, desfaço os vínculos da fidelidade, eu me afasto do ideal do amor e de Deus!

Somos seres finitos, vulneráveis, passageiros, mas há uma força capaz de nos fazer eternos, a força da fidelidade a Deus e aos irmãos! Judas Tadeu, fiel até a morte, é hoje coluna firme da fé, auxílio mesmo nos momentos do impossível, pois Ele sabia, e hoje nos ensina, que para o Amor fiel e absoluto nada é impossível! Força juventude, avante com fé, e principalmente, fidelidade aos projetos de Jesus Cristo! Amém!


Escrito por
Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R, diretoria da Fundação Nossa Senhora Aparecida (FNSA) (TV Aparecida)
Padre Evaldo César Souza, C.Ss.R

Jornalista e missionário redentorista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Evaldo César, C.Ss.R., em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.