A nossa reflexão começa com um pergunta. Será que Deus prefere a misericórdia ou a penitência? Esta pergunta ganha uma maior importância neste tempo de Quaresma, onde a Igreja nos chama a viver de uma maneira mais forte a penitência. Para encontrar uma resposta, devemos entender primeiro o que é a penitência e o que é a misericórdia. Então, vamos lá!
Leia MaisHomilia JM: Como posso ser um católico melhor nesta Quaresma?Entendendo os conceitos
Segundo o Catecismo da Igreja Católica (no 1431), a penitência é “uma reorientação radical de toda a vida, um retorno, uma conversão para Deus de todo o nosso coração”.
É o desejo sincero do coração de se afastar do pecado e é o arrependimento pelo pecado cometido. A penitência inclui também o desejo de reparar o mal e não voltar a pecar.
Já a misericórdia, nas palavras do Papa Francisco, em uma catequese em 2016, “é o amor que dá o primeiro passo, não depende dos méritos humanos, mas de uma imensa gratuidade. Nem o pecado o detém, porque seu amor vai além e sabe vencê-lo e perdoá-lo.” Deus é bondade e Sua compaixão e ternura se fazem concretas no rosto misericordioso de Cristo que, por amor, veio ao mundo para nos salvar e libertar das correntes do pecado e da morte.
Uma estrada de mão dupla
Conhecendo um pouco mais profundamente o que é a penitência e a misericórdia, podemos dizer que elas não se opõem, mas, sim, se complementam, pois a penitência é uma resposta do ser humano que quer receber o amor de Deus e estabelecer um vínculo profundo com Ele e a misericórdia, por sua vez, é este amor de Deus, que sempre toma a iniciativa de sair ao encontro do ser humano. A misericórdia é o abraço do pai que não olha principalmente o pecado do filho, como vemos na parábola do filho pródigo, mas, antes de tudo, o desejo do seu coração de voltar à casa paterna.
Então podemos dizer que a misericórdia e a penitência são parte de uma estrada de mão dupla: Deus caminha ao encontro do coração humano, dando sempre o primeiro passo, para acolhê-lo em seu amor, bondade e ternura, e o coração humano caminha até a Deus com um espírito contrito para afastar-se do mal.
'Pois Eu quero misericórdia e não sacrifícios' (Os 6,6)
Agora, podemos responder à pergunta que fizemos no início do texto. A misericórdia, nesta estrada de mão dupla, é a via preferencial! E podemos afirmar isto lendo o texto de Oséias, no Antigo Testamento: “Pois Eu quero misericórdia e não sacrifícios”. Esta frase nos mostra que Deus prefere a misericórdia porque, para Ele, vale mais um coração contrito e cheio de amor do que a repetição de atos vazios que poderiam levar a um mero formalismo.
A misericórdia tem a primazia sobre a penitência porque o amor de Deus é gratuito e nos perdoa sempre que nos arrependemos sinceramente. Porém, Deus também quer que busquemos purificar o nosso coração através de ações concretas, pois elas mostram que queremos estar junto a Ele e queremos dar-Lhe uma resposta de amor. Que neste tempo de Quaresma, façamos um exame de consciência sobre como está o nosso amor a Deus e coloquemos meios concretos para purificar o coração, e assim poder amar a Deus e aos irmãos, mais e melhor.
.:: Continue lendo: 12 sugestões simples de penitências para fazer na Quaresma
120 anos da Coroação de Nossa Senhora Aparecida: Uma História de Amor e Devoção
Os 120 anos da coroação de Nossa Senhora Aparecida oferecem uma oportunidade valiosa para nosso crescimento na fé, porque simboliza não apenas a realeza de Maria como Rainha do Brasil, mas também o reconhecimento de sua presença amorosa e intercessora na vida dos fiéis.
O que a Bíblia me diz sobre meus irmãos?
Para Deus, sermos irmãos vai além dos laços de sangue, mas sim na fé e na devoção.
Setembro: Mês da Bíblia, Palavra de Deus!
No mês de setembro celebramos o mês da Bíblia e aqui na Casa da Mãe Aparecida continuamos com o Projeto Jornada Bíblica que está revestindo as fachadas do Santuário Nacional com mosaicos que retratam passagens bíblicas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login