Por Fábio Santos Em Crescendo na Fé Atualizada em 03 SET 2020 - 17H15

Por que Deus deixou a Bíblia pra nós?

Shutterstock/ Jesus Cervantes
Shutterstock/ Jesus Cervantes


Certa vez, quando eu ainda era um jovem como vocês, eu quis começar a rezar e ir mais fundo na minha vida de oração.

Eu não tinha nenhuma experiência nesse sentido, então me recomendaram rezar uma oração da Igreja, a chamada Liturgia das Horas. E eu, preguiçoso como só Deus sabe, peguei a mais curtinha né, hehe. Era a chamada “Hora Média”, que você reza em 10 minutos. Vale a pena começar por lá.

:: 12 versículos bíblicos para começar bem a semana

Como eu dizia, à medida em que eu rezava, percebia que um salmo se repetia. Na verdade, o salmo parecia estar falando comigo. Uma das frases que mais me chamava a atenção era: “Como um jovem conservará puro o seu caminho? Observando a Tua palavra” (Sl 118,9).

Esta frase era, justamente, o reflexo do meu coração, que pedia ajuda para Deus. Eu me sentia fraco diante das tentações do mundo e, ao rezar as palavras do salmo, eu ia me alimentando, ganhando forças, ânimo.

Então, me veio outra pergunta à mente: Por que Deus deixou a Bíblia para nós? Essa é fácil. Para que entendêssemos a profundidade do seu amor para conosco, para que pudéssemos nos comunicar com Ele, para que sentíssemos a sua proximidade, a sua amizade, o seu perdão. Para que O conhecêssemos. Para que, escutando a sua Palavra, pudéssemos ser felizes.

shutterstock
shutterstock


Foi apenas uma iniciativa humana registrar todos os acontecimentos?
Não só isso. Sabemos que a graça existe, e ela, já naquela época, agia nos corações humanos, movendo aqueles homens a colocarem por escrito todas as mensagens importantes para a nossa salvação. Tudo isto está escrito de diversas maneiras . Alguns, mais experientes, dizem que vale a pena começar rezando os salmos, os livros sapienciais em geral (Sabedoria, Provérbios, Eclesiastes, Eclesiástico), sem esquecer, é claro, dos Evangelhos, onde encontramos a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.

No princípio do Evangelho de São João, Jesus é chamado de “Verbo”, e “Ele Se fez carne”. Podemos resumir a missão da Bíblia justamente nisso: fazer a mensagem de Deus tornar-se viva nas nossas vidas.

Reprodução.
Reprodução.

Olhemos o exemplo de Santo Agostinho. Num momento de angústia, em meio a uma conversa com seu amigo, ele sai de casa e senta-se debaixo de uma figueira e, estando lá, ouve a voz de uma criança que diz “toma e lê”.

Ao entender que se referia à Bíblia, ele entra em casa e abre o livro em Rm 13,13. Esta passagem significou tanto para ele, foi uma mensagem tão clara que ele mudou totalmente de vida depois disso.

:: Ficou com vontade de saber o que dizia? kkk*
Vai lá e lê! Deixa de preguiça!
Lá você encontrará as respostas às perguntas mais profundas do teu coração!

Escrito por
fabio santos (Arquivo Pessoal)
Fábio Santos

Fábio Santos Araújo é leigo Consagrado no Sodalício de Vida Cristã em Petrópolis (RJ). Formado em Filosofia, cursa graduação em Teologia na Universidade Católica de Petrópolis

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.