Crescendo na Fé

Você sabia que existe a 'Segunda-feira do Anjo'?

Os três últimos Papas falam sobre a festividade após o Domingo de Páscoa

Escrito por Priscila Ferreira

18 ABR 2022 - 07H25 (Atualizada em 01 ABR 2024 - 10H55)

Irma Martin / Wikimedia

Hoje celebramos a Segunda-feira do Anjo. Esta festa litúrgica, que acontece na primeira segunda-feira seguinte à Páscoa, faz parte de uma bonita tradição da Igreja, baseada na Sagrada Escritura, sobre a Ressurreição de Cristo.

O Anúncio de que Jesus havia ressuscitado veio primeiro de um Anjo às mulheres, no sepulcro.

"Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: 'Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. Ide, pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. Eis que os disse'”. (Mt 28, 5-7)

As mulheres, quando chegaram até o sepulcro, só conseguiam dizer que ele estava vazio, sem entender bem o motivo. Deus, em Sua infinita misericórdia, envia um anjo para ser sinal de Sua providência. Assim, é o mensageiro da Ressurreição, que anima as mulheres a anunciá-la também aos discípulos.

Antonio Brilla / Wikimedia
Antonio Brilla / Wikimedia


Os três últimos Papas falaram sobre esta festividade

“É chamada de Segunda-Feira do Anjo em conformidade com uma tradição muito bonita, que corresponde às fontes bíblicas sobre a Ressurreição. Os Evangelhos narram que, quando as mulheres foram ao sepulcro, o encontraram aberto. Elas temiam não poder entrar, porque o túmulo tinha sido fechado com uma grande pedra. Mas ele estava aberto; e, de lá, uma voz lhes diz que Jesus não está ali, mas ressuscitou.” Papa Francisco, em 2018

“É muito interessante aprofundar esta referência ao 'Anjo'. Naturalmente o pensamento vai imediatamente para as narrações evangélicas da ressurreição de Jesus, nas quais aparece a figura de um mensageiro do Senhor. Isto significa que, como Jesus foi anunciador do amor de Deus Pai, também nós o devemos ser da caridade de Cristo: somos mensageiros da sua ressurreição, da sua vitória sobre o mal e sobre a morte, portadores do seu amor divino.” Bento XVI em 2010

“O anjo, respondendo, disse às mulheres: 'Não tenhais medo; eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que Ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis'” São João Paulo II em 1994


Que a Virgem Maria, a Rainha dos Anjos, nos ensine a confiar nos mensageiros de Deus e que, confiando nos Anjos, sejamos conduzidos até o céu, nossa morada eterna.

:: Curtiu o post? Compartilhe com todos os seus amigos! 

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Priscila Ferreira, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...