A Igreja ensina que nossa Mãe, a Santíssima Virgem Maria, foi preservada, desde o primeiro momento de sua concepção, do Pecado Original e de qualquer de suas manchas, em previsão dos méritos de seu Filho, o Senhor Jesus.
Esta preservação de Maria do Pecado Original foi realizada por Deus. Isto é uma graça. E, se houve méritos que garantiram esta graça inefável, não foram os de Maria. Os méritos foram alcançados por Jesus. Sim, o mesmo Jesus que só nasceria tempos depois da concepção de Maria, sua Mãe.

Por isso se diz que esta preservação milagrosa e sapientíssima foi feita em caráter de previsão, como uma graça singular, um privilégio de Deus.
Ou seja, Deus, tendo em consideração (previsão) os méritos que seriam alcançados por seu Filho, em sua Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição, concedeu a Maria, antes d’Ela nascer, esta graça. Por isso chamamos esta graça de graça preventiva.
À Maria foi aplicada a graça da Redenção universal de Cristo em modo antecipado, privilegiado, o que a livrou da mancha do Pecado Original.

Conosco, porém, os méritos de Cristo não são considerados da mesma forma. Sim, isto também é uma graça, como o foi com Maria. Mas não em previsão antecipada dos méritos de Cristo, e sim na participação posterior do seu mistério salvífico.
Conosco isto acontece depois de nossa concepção e nascimento. Nós somos libertados, livrados, de uma situação com a qual nascemos inevitavelmente. Uma situação de ligadura, de sujeição ao Pecado Original. Antes de sermos concebidos, não somos preservados desta sujeição. Mas ao nascermos, trazidos à Igreja, somos sim libertados ao recebermos a graça do Batismo. Esta é a graça liberativa.
Todos, incluindo nossa Mãe Santíssima, somos redimidos, reconciliados por Jesus; a Ele devemos a graça imerecida da Salvação. Somente graças a Ele, e ao seu amor de Encarnação, Morte e Ressurreição, somos trazidos ao Reino da pureza.
Mas não o somos no mesmo momento:
- À Nossa Senhora, nossa mãe amada, em previsão dos méritos salvíficos de seu Filho, foi concedida a preservação antecipada, singular e privilegiada da mácula do pecado de Adão e Eva.
- A nós, irmãos de Seu Primogênito, só nos é concedida a libertação do pecado original, com o qual nascemos, através da graça do Batismo na Igreja.
A palavra de Deus e as juventudes!
Cada jovem com suas diferenças e estilos, linguagem de cada grupo e de cada idade, sonhos e desafios diários precisam da luz da Palavra de Deus.
O que aprendemos com os outros?
Cada geração aprende de um jeito, e isso fica bem evidente olhando para a história. E com a Inteligência Artificial, aprendemos diferente?
Coragem na fé!
Guardar ranços, curtir tristeza, ficar remoendo os fatos tristes não faz de nós os melhores cristãos. A coragem nasce da fé na Providência Divina. Confira o texto de Dom Vilsom Basso.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login