Por Luciana Gianesini Em Jovens de Maria Atualizada em 07 JUN 2019 - 09H37

12 conselhos bíblicos para seu namoro

Leia Mais7 Frases bíblicas para usar no seu namoroO mês de junho é um tempo muito inspirador para você que quer dar aquele up todo especial em seu relacionamento. E a Bíblia te explica tudinho o que é necessário para isso!

O Jovens de Maria preparou uma lista de respeito, com todas as dicas. Vem ver!




1. Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo? (Amós 3, 3)

Aqui, a Palavra de Deus nos diz que o diálogo é essencial para que duas pessoas possam caminhar juntas. Por isso, separem esse tempo de conversa entre vocês, tentem se ouvir e, acima de tudo, ouvir aquilo que Deus fala ao coração de vocês em todos os momentos.

2. Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda". (Gênesis 2, 18)

Neste trecho, logo no comecinho da Bíblia, Deus já nos contou que nos fez para sermos suporte, companhia, cumplicidade e compreensão um para com o outro pois, assim, pouco a pouco, se constrói o amor.

3. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. (1 Coríntios 6, 13)

Aqui começamos a entrar em um tema muito importante para a vida a dois: o respeito pelo próprio corpo e pelo corpo do outro. Deus não se agrada da objetificação do corpo (falei difícil, hem?), nem da falta de comprometimento para consigo mesmo e para com o outro. Afinal, Deus fez morada em nós pelo Espírito Santo e, como templos vivos do Senhor, devemos prezar por honrá-Lo.

:: Como começar a viver a castidade no namoro?

4. Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? (2 Coríntios 6, 14-15)

Neste versículo, O Senhor mostra que a fé em Deus entre os casais deve estar em pé de igualdade, para que haja comunhão entre eles e também entre eles e Deus. Pode até ser que as formas de expressão de fé sejam um pouco diferentes, mas devem estar essencialmente pautadas na Luz que vem de Cristo, para que a harmonia realmente paire sobre o relacionamento.

Afinal, ninguém está afim de tretas, certo? O mesmo respeito que você tem por sua fé, seu par também deve ter e vice-versa. Senão, a confusão é certa!

Shutterstock
Shutterstock


5. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo. (1 Coríntios 6, 18-20)

Aqui, "a regra é clara": como falamos um pouco acima, somos templos vivos do Espírito Santo, que veio habitar em nós no dia do nosso batismo.

Partindo desse pressuposto, não é nada legal agredir ao próprio corpo e ao corpo do outro, pois é uma agressão direta ao próprio Deus, que deu Corpo e Sangue por cada um na Cruz. Somos de Deus, criados por Ele e somente d'Ele somos pertença.

6. Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes". (1 Coríntios 15, 33)

Sabe quando nossos pais fazem aquele interrogatório, querendo saber para onde vamos, com quem vamos, quando voltamos? É tudo planejado pra atender a essa recomendação do Senhor. Eles, em sua sabedoria e experiência, já sabem que nós, jovens, às vezes nos deixamos levar pelo impulso, o que pode não só nos afastar do Caminho que Jesus mostrou, mas também nos colocar em situações de perigo real.

Por isso, é muito importante aproveitar essa fase do namoro, de conhecer-se para saber se, de fato, é com essa pessoa, com suas qualidades E DEFEITOS - pacote completo - que queremos dividir nossa vida e nossa intimidade.

7. Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor. (Provérbios 19, 14)

Esse conselho aqui ainda é do tempo em que era costume pagar o dote aos noivos, prometidos por suas famílias em casamento, conforme sua condição e status social. Porém, isso não significa que não se aplique ainda hoje.

Nem pense na possibilidade de aproximar-se de alguém por intere$$e, viu? Além de ser MUITO errado, é receita prontinha de fracasso. Cada um deve ser responsável pelas suas próprias finanças e, antes de tudo, o que deve ligar você ao seu par é apenas o amor, nada mais.

Se você quer achar alguém especial, reze, olhe primeiro para o coração e as atitudes da pessoa. O resto é só um plus.

8. O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros. (Hebreus 13, 4)

Mais uma vez, aqui a dica é o respeito. Pense um pouco lá na frente: se você tem no seu coração um sentimento verdadeiro, forte e real por alguém, e pensa, num futuro próximo, unir-se definitivamente a ela pelo laço do Sacramento do Matrimônio, não pise na bola!

Comece, desde já, a fazer desse relacionamento algo sagrado para você. Do contrário, as consequências podem ser mais devastadoras do que você imagina. E olha quem nem estamos falando de ameaça, mas de consequência mesmo. Afinal, quem nunca ouviu aquela frase: "A semeadura é opcional, mas a colheita é obrigatória"?

shutterstock
shutterstock


9. Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo. (1 Coríntios 7, 9)

Esse aqui, num primeiro momento, pode parecer estranho, mas explico já. Nosso corpo é uma obra maravilhosamente sensacional do Criador. Ele nos diz certinho quando é o tempo de cada coisa. Isso vale também para o momento do envolvimento sexual, que nos predispõe biologicamente à paternidade e maternidade.

Só que, às vezes, a gente precisa dar uma ajudinha com o nosso entendimento (olha o Espírito Santo em ação outra vez!). O corpo nem sempre sabe interpretar muito bem aquilo que a mente experimenta, e vice-versa. Para fazer esse "meio de campo" entre corpo, mente e espírito, o que conta é a oração.

Quando esses sinais aparecerem, rezem e avaliem: "É mesmo a hora de dar o passo seguinte? Temos condições para dar conta de tamanha responsabilidade?" Porém, cuidado pra não meter os pés pelas mãos! Um passo de cada vez!

:: Por que viver a castidade?

10. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. (Provérbios 4, 23)

Nesse provérbio, a chave é a cautela. Antes de mergulhar de cabeça em um relacionamento, a gente deve avaliar bem direitinho se ele nos fará mais bem do que mal. Cuidado para não entrar em canoas furadas, principalmente se parecerem mais com um táxi ou carro de aplicativo, de onde se entra e se sai com a mesma facilidade.

O nosso coração não 100% reciclável e nem descartável. tudo o que acontece com ele, pode deixar marcas profundas.

11. Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar: Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser. (Cânticos 8, 4)

Mais uma vez, a Palavra de Deus reforça que cada coisa tem sua hora, e Ele trabalha incessantemente para orquestrar cada acontecimento de nossa vida. Não queira acelerar as coisas. Viva sua juventude, com todas as dores e delícias próprias deste tempo, com fé, perseverança e esperança, pois Deus quer sempre o melhor de nós.

Maria foi assim. Era novinha ainda quando Deus a chamou para ser mãe. Mas ela teve fé, confiança e paciência. Enquanto aceitou e esperou por Jesus em seu ventre, ainda esperou que José assimilasse tudo aquilo. E assim surgiu aquele modelo de amor que todos nós queremos, né não?

(PS: Esse aqui não é só para mulheres não, viu? Homens também devem fazer um esforço e esperar pelo momento certo pra cada coisa!)

12. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. (Colossenses 3, 14)

Por último, aquela receita infalível de sucesso! O AMOR é a chave, pessoal! É o elo, a cola que, se for da vontade de Deus, vai manter você e seu par juntinhos para sempre.

Abram-se para o real sentido do amor entre um casal, rezem e peçam que Nossa Senhora, à luz do Santo Espírito, os conduza pelo caminho que Deus traçou para vocês.

shutterstock
shutterstock


Feliz Dia dos Namorados!

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Jovens de Maria

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.