Por Ir. Ian Lucas Lopes de Castro, C.Ss.R.
Sabemos que Jesus retirou-se para o deserto, onde passou quarenta dias em recolhimento, superando tentações e a fragilidade do corpo. Nosso Salvador provou de nossas angústias, medos e viveu a experiência de ser plenamente humano: com dores, cansaço e com tudo que passamos e sentimos. Nos quarenta dias de deserto, o Senhor se preparou para assumir sua missão, e também, fez seu discernimento a cerca da vontade do Pai. Parou, rezou, refletiu...
Da experiência do próprio Jesus, a Igreja nos chama a uma vida de recolhimento, e destaca três importantes palavras a nos orientar em uma vida renovada em Deus, são elas: ORAÇÃO, JEJUM E CARIDADE.
Pela oração, somos transformados de dentro para fora, mudamos com o auxílio de Deus, com sua luz, nossas próprias atitudes, nosso próprio coração, afim de servir melhor, de ser melhor, de cultivar em nós fundamentais virtudes: essa mudança vem de dentro de nós!
O jejum nos recorda, que não podemos ter tudo a nossa maneira, que as coisas do mundo são passageiras; e que a grande responsabilidade da vida é amar e buscar o que é eterno, ou seja, a mudança acontece por fora.
A caridade ensina-nos a caminhar de coração aberto ao amor de Deus e ao amor ao próximo. Quem pratica o bem, não é esquecido; porque a caridade permanece sempre no coração, na memória de quem a recebe e conhece, portanto, a mudança também acontece ao redor de nós, somos sinais de recomeço, quando praticamos a caridade.
Assim, a Quaresma não deve ser compreendida como um tempo fúnebre, mas é um especial tempo para reconstruirmos nossos pensamentos e moldarmos nossas ações, conforme o coração de Nosso Salvador. É tempo de CONVERSÃO, de confiança em Deus. Esperemos a Ressurreição, e desde já, nos preparemos para uma vida sempre nova em Deus.
:: Curtiu o post? Compartilhe com todos os seus amigos e venha ser Jovem de Maria você também.
Peregrinos com Maria, rumo ao Ano Jubilar da Esperança
A Novena da Padroeira deste ano, com o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, convida os jovens a refletirem sobre seu papel na Igreja e a se prepararem para o Ano Jubilar de 2025. Venha caminhar conosco rumo à renovação da fé e do compromisso cristão!
Seguindo o exemplo de Maria: como a Fé de Nossa Senhora Aparecida nos guia!
Veja a importância da presença dos jovens na festa da Padroeira
A experiência na novena da Padroeira pode contribuir para o fortalecimento da fé do jovem.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login