Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Em Aparecida, bispos de São Paulo discutem desafios e propostas à luz da Evangelii Gaudium

Começou na tarde desta terça-feira (3) em Aparecida, no Hotel Rainha do Brasil, a 77ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro de bispos, padres e agentes de pastorais vindos de 35 dioceses do estado de São Paulo deverá refletir sobre os desafios e propostas da evangelização à luz da Exortação Apostólica 'Evangelii Gaudium' do Papa Francisco. Ao todo, estão reunidos cerca de 130 representantes. O encontro segue até quinta (5). 

Bispos do Regional Sul 1 reunidos em assembleia em Aparecida (foto Elisangela Cavalheiro)

Dom Moacir Silva, arcebispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto e vice-presidente do Regional Sul 1, em entrevista à imprensa, falou sobre a proposta da assembleia. "Nessa nossa assembleia vamos nos debruçar sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco, a Evangelii Gaudium, e os desafios que ela apresenta para nós e para nossa ação evangelizadora. Queremos fazer com que nossas igrejas particulares e nossas dioceses, na evangelização, acolham os desafios que o Santo Padre nos apresenta". Nesse sentido, dom Moacir enfatizou que um dos encaminhamentos do encontro é contribuir com subsídios para uma melhor organização da evangelização que já acontece nas dioceses, "mas com um novo espírito provocado pelo Santo Padre". 

Ouça alguns trechos da entrevista de dom Moacir Silva: 

 

O encontro foi aberto com uma breve celebração, às 15h, na capela do hotel. Presidiu a cerimônia, o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, presidente do Regional Sul 1, e concelebraram, dom Moacir Silva e o secretário, dom Tarcísio Scaramussa. 

Bispos do Regional Sul 1 reunidos em assembleia em Aparecida (foto Elisangela Cavalheiro)

O Regional Sul 1 compreende 6 arquidioceses e 35 dioceses divididas em 6 Regiões Episcopais. 

Além do tema central, está na pauta do encontro: o relatório das Comissões Episcopais de Pastoral; relatório do Presidente; prestação de Contas; parecer do Conselho Fiscal; consulta sobre a contribuição da Campanha da Fraternidade entre outros assuntos emergentes.

Marca presença na assembleia, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Steiner. 

Veja galeria de imagens da abertura: 

 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...