Por Redação A12 Em Igreja

Pontifício Conselho para a Cultura traz iniciativa 'Átrio dos Gentios' ao Brasil

Pela primeira vez será realizado no Brasil a iniciativa 'Átrio dos Gentios', um encontro promovido pelo Vaticano que visa debater o diálogo entre a ciência, a cultura e a fé. O encontro será realizado entre os dias 11 e 13 de abril, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). 

 

Promovido, desde 2009, pelo Pontifício Conselho para a Cultura da Santa Sé e realizado em espaços simbólicos de diferentes cidades do mundo, essa é a primeira vez que o Átrio dos Gentios acontecerá no Brasil. 

A iniciativa tem como promotores o Instituto Ciência e Fé, da PUCPR, a Arquidiocese de Curitiba e a Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) e deverá reunir intelectuais, artistas, acadêmicos cristãos e não cristãos, para discussões e debates de temas que tocam, antes de tudo, a existência humana e sua relação com o transcendente. 

Uma cerimônia de lançamento da iniciativa acontece nesta sexta-feira (12), às 10h, no hall do FTD Digital Arena, na PUCPR, e contará com a presença do secretário da CNBB dom Leonardo Steiner, do arcebispo de Curitiba dom José Peruzzo, do reitor da PUCPR professor Waldemiro Gremski, do vice-presidente do Grupo Marista irmão Rogério Renato Mateucci e do diretor do Instituto Ciência e Fé professor Fabiano Incerti.  

Promovido, desde 2009, pelo Pontifício Conselho para a Cultura da Santa Sé e realizado em espaços simbólicos de diferentes cidades do mundo, essa é a primeira vez que o Átrio dos Gentios acontecerá no Brasil. O Átrio dos Gentios originariamente era um espaço do antigo Templo de Jerusalém, não reservado exclusivamente aos judeus, onde poderiam participar todos com liberdade, independentemente da cultura, da língua ou da orientação religiosa a que pertenciam. Era um espaço de encontro e multiplicidade.

O tema “Deus, Cosmos, Humanidade: um diálogo de fronteiras”, ponto central do evento, será debatido pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, o cardeal italiano Gianfranco Ravasi e o cientista Marcelo Gleiser. O encontro contará também, entre outras atividades, com discussões sobre a relação entre espiritualidade e tecnologia, com a presença do escritor Luli Radfahrer. No último dia do evento haverá um show com a Família Lima, que pretende unir a música clássica com o estilo pop. Mais detalhes da programação serão divulgados em breve.

Atrio dos Gentios

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...