Nesta quinta-feira (27), a ONU marca o Dia Internacional das micro, pequenas e médias empresas com foco na liderança e empreendedorismo de setores como as mulheres e jovens.
Para falar um pouco mais sobre a organização financeira, fundamental para este público e, também, dar orientações importantes a respeito deste tema, o Assessor de Investimentos do Sicredi, Renato Bueno, esteve ao vivo nos estúdios do Jornal Regional.
“Quando a gente pensa muito no financeiro você precisa de parceiros, precisa ser de uma forma compartilhada. A grande parte dos negócios surgem pela paixão, às vezes pela necessidade, mas tem ali um que de paixão, porque a pessoa gosta daquilo e acabou empreendendo naquilo que ela entende como atividade para tocar a vida inteira. É preciso sim um profissionalismo naquela paixão e esse profissionalismo passa por um bom orçamento, o entendimento de mercado e a gente entende que as instituições financeiras podem auxiliar os empresários, os empreendedores na medida que a gente traz para eles a educação financeira, as linhas de crédito mais adequadas, informações importantes na hora de entender o seu negócio do ponto de vista é contável.”
Para conseguir aplicar essa profissionalização, na prática no dia a dia, o Assessor explica que quem está começando a empreender ou já tem um pequeno micro negócio, deve separar as contas pessoas das empresariais, para de fato crescer e se consolidar.
“Em alguns casos, o sócio é rico e a empresa é pobre, isso é um erro bastante grave. É preciso separar as contabilidades, a empresa remunera o sócio, mas remunera de acordo com a capacidade de geração de caixa da empresa. Toda empresa tem seu ciclo de vida, por isso a gente tem que entender que em períodos de ciclos de vida de crescimento, talvez a empresa remunera menos o sócio do que propriamente deveria remunerar, então o empreendedor precisa entender o momento de vida da sua empresa e saber qual é a hora realmente de ter uma participação maior daquela retirada.”
Confira a entrevista na íntegra!
Veja os demais destaques do Jornal Regional:
— Sebrae móvel orienta empreendedores da região. 5 cidades do Vale recebem unidade;
— Com pouco mais de 5 mil habitantes, Lagoinha apresenta até o momento quatro pré-candidatos ao executivo, o que pode dividir eleitorado;
— Mesmo com recesso legislativo, trabalhos da CEI que investiga uso de recursos do Finisa continuam em Guaratinguetá;
— Silveiras realiza evento Bienal Bocaina promovendo artistas da região e artistas rurais;
— Após aumento nos acidentes de trânsito, Pindamonhangaba vai iniciar campanha de conscientização para reduzir sobrecarga em hospitais;
— Reconstrução de Ponte interdita temporariamente estrada do Xavier em Cachoeira Paulista;
— Operação policial acontece hoje em Potim e movimenta cidade com grande efetivo.
Top 10 das músicas mais ouvidas da 90.9 FM!
As 10 músicas que estão bombando na programação da 90.9 FM você confere no Vale Quanto Toca!
Chef no Ar: Ossobuco
Um verdadeiro banquete para os amantes da gastronomia!
Tá na Pista com Dj Paulo LC e as melhores do eletrônico!
Dj Paulo LC mostra pra o que veio com uma playlist sensacional para agitar seu sábado!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.