NOTÍCIAS
Notícias

Semana da Mulher: um bate-papo sobre a participação Feminina na Política

Escrito por A Rádio POP

04 MAR 2024 - 15H11 (Atualizada em 04 MAR 2024 - 16H08)

Divulgação Rádio Pop

Nessa semana especial da mulher, o Jornal Regional apresenta uma série de entrevistas com mulheres que fazem a diferença na nossa região do Vale do Paraíba.

Abrimos a série especial falando da participação feminina em setores importantes, especialmente na política, com a convidada Dora Soares, cientista social e política.

A Cientista falou um pouco sobre sua trajetória profissional e seu compromisso ético com a população brasileira, em especial do Estado de São Paulo.

“Quando eu me formei, eu tinha um compromisso ético com a população brasileira, em especial do Estado de São Paulo, que financiou meus estudos. Estudar em uma universidade pública significa ser financiada por todos, então foi um compromisso ético que me fez entrar na política e eu queria dar o retorno para a população do investimento que fez em mim como profissional.”

Divulgação Rádio Pop
Divulgação Rádio Pop


Considerado um setor majoritariamente masculino, o setor político trouxe muitos desafios a profissional que, defende sua postura humanista e ética em toda sua carreira.

“A linguagem da política está sempre exposta para o universo masculino, muitas vezes você tem que interromper e falar ‘não, menos’ ou ainda provar ser cinco vezes melhor, como em todo o mercado de trabalho. Você tem que produzir um texto, você tem que questionar, você tem que ter os dados e ainda por cima defender sua postura mesmo que seja entre pessoas que pensam comum. Então, ser humanista, ter coerência com que é defensor a constituição, uma sociedade definida para a justiça e para o bem comum é um exercício que se torna cada vez mais difícil nesse país. Retomar a ideia de que somos iguais, igualmente inteligentes, igualmente capazes e não há inferioridade nem hierarquia entre homens e mulheres, ainda mais uma sociedade democrática, então nós temos que recuperar a ideia de conceito.”

De acordo com dados do IBGE, no Vale do Paraíba, as mulheres são maioria da população em 26 de 39 cidades, sendo 94 homens para cada 100 mulheres. Cinco cidades da nossa região são geridas por mulheres, ou seja, são prefeitas. Sobre esse cenário, Dora analisou o crescimento da mulher na política na região e a postura diante desse poder judiciário.

Confira a entrevista na íntegra!

Veja os demais destaques do Jornal Regional:

— 75 novos radares entram em operação na Via Dutra e Rio-Santos esta semana na região;

— Câmara de Cunha vota hoje reajuste de 25% para vereadores, prefeito, vice e secretários;

— Vereadores de Aparecida se reúnem hoje para sessão ordinária e na pauta votam denúncia contra prefeito afastado que pode gerar nova CPI;

— Prefeitura de Guaratinguetá abre processo seletivo para vagas na saúde;

— Regularizações Fundiárias são entregues no Vale do Paraíba e Estado planeja próximas ações.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A Rádio POP, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...