Memorial Virtual

Modernização e pioneirismo na Rádio Aparecida

Entre renovação e inovação tecnológica, entramos em uma nova era, fortalecendo a missão evangelizadora sem perder a proximidade com o povo brasileiro.

Linkedin

Escrito por Thalita Miranda

26 MAI 2026 - 11H00 (Atualizada em 26 MAI 2026 - 16H30)

Rádio Aparecida

A Rádio Aparecida vivia mais do que um tempo de avanços técnicos; ao entrar na década de 1980, a emissora atravessava um momento decisivo de renovação pastoral e missionária. No final de 1981, os Missionários Redentoristas nomearam uma nova diretoria para conduzir a emissora em uma etapa marcada por inovação e atualização. Assumiram essa missão os padres Antônio Cesar Moreira Miguel, Jadir Teixeira da Silva, José Oscar Brandão e Ronoaldo Pelaquim, empossados oficialmente em 22 de dezembro daquele ano.

Sob essa nova gestão, a Rádio Aparecida iniciou 1982 com mudanças profundas na programação e no modo de comunicar. Atendendo ao desejo do então Superior Provincial, Padre José Ulisses da Silva, a emissora reforçou sua identidade como instrumento da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Surgia, com força, a compreensão da rádio como espaço de comunhão, formação e serviço, consolidando-se como “a voz da Igreja” a ecoar pelos lares brasileiros.

Alguns programas tradicionais foram preservados, porém atualizados tanto na forma de apresentação quanto no conteúdo. Entre eles, estava "Respostas da Fé", conduzido pelo Padre Zezinho. Outro destaque foi "Caminhos da Fé", de perfil catequético, apresentado a partir de 1985 pelo Padre Tarcísio L. Ribeiro.

Também integrou essa fase o programa "Microfone Aberto", com formato de mesa-redonda e participação ao vivo dos ouvintes por telefone, promovendo debates sobre temas atuais. Já o programa "Falando com o Representante", com duração diária de 20 minutos, tinha como objetivo informar e formar os integrantes do Clube dos Sócios.

Essa renovação editorial caminhou lado a lado com um intenso processo de modernização técnica. A implantação definitiva da frequência modulada ampliou a qualidade sonora e aproximou ainda mais a Rádio Aparecida de seus ouvintes. Ao mesmo tempo, a expansão das ondas curtas permitiu que a mensagem da Padroeira do Brasil ultrapassasse fronteiras.


Rádio Aparecida Rádio Aparecida Renovação editorial caminhou lado a lado com um intenso processo de modernização técnica. Na foto, jornalistas da rádio.

Sempre atenta aos sinais do tempo, a Rádio Aparecida mostrou-se pioneira ao incorporar novas tecnologias à sua missão. Ainda nos anos 1980, foi uma das primeiras emissoras a utilizar recursos digitais em sua programação musical, abrindo caminho para uma comunicação mais moderna e qualificada. Pouco depois, voltou a inovar ao adotar sistemas avançados de transmissão e sonorização, antecipando tendências que se tornariam comuns no rádio brasileiro apenas anos mais tarde.

Em novembro de 1988, a Rádio Aparecida foi a primeira emissora brasileira a transmitir pelo sistema SCA. Tratava-se de uma frequência paralela à FM, captada apenas por aparelhos especiais, ideal para a sonorização de ambientes e a transmissão de dados.

Na década de 1990, a Rádio Aparecida passou por importantes transformações tecnológicas que marcaram um novo salto em sua história. Nesse período, foi introduzido o uso do MD (MiniDisc), uma mídia semelhante a um CD em miniatura, regravável e com capacidade para até 75 minutos de gravação.

Comissão para o Patrimônio Histórico - CSSR Comissão para o Patrimônio Histórico - CSSR Dom Geraldo Penido e Pe. César Moreira na bênção do novo transmissor da Rádio Aparecida — 28 de outubro de 1984.

Paralelamente, a informatização da emissora trouxe avanços significativos. A automação da programação proporcionou mais agilidade, organização e continuidade às transmissões, permitindo que a Rádio Aparecida permanecesse no ar 24 horas por dia, sem perder o cuidado pastoral e a proximidade com o ouvinte.

Em 1998, esse processo foi consolidado com a implantação do sistema computadorizado Virtual Rádio, que possibilitou a automatização total da programação. Com isso, não apenas os CDs e MDs foram substituídos, como também os LPs e os compactos de vinil foram definitivamente aposentados.

Ao longo desse processo, a emissora também se destacou pela sensibilidade cultural, valorizando gêneros musicais e conteúdos que dialogavam com a identidade do povo, sempre com discernimento e compromisso evangelizador.

A modernização não descaracterizou a Rádio Aparecida; ao contrário, fortaleceu sua vocação missionária. Assim, ao unir renovação de gestão, inovação tecnológica e fidelidade à sua essência, a Rádio Aparecida entrou em uma nova era sem perder sua essência.


:: Memorial Virtual: viaje por 75 anos de história, fé e comunicação que marcaram gerações!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Reviva a história da Rádio Aparecida

Clique em uma década e relembre a evolução da comunicação

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thalita Miranda, em Memorial Virtual

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail