Notícias

6 passos para montar uma refeição equilibrada para o dia a dia

Escrito por Beatriz Nery

24 JUL 2023 - 13H58 (Atualizada em 24 JUL 2023 - 15H51)

Olha Povozniuk/Shutterstock

Para montar uma refeição equilibrada é importante considerar a inclusão de alimentos de diferentes grupos nutricionais. "O que escutamos de montar um prato colorido não é um mito, é uma das melhores opções para ter uma refeição bem mais nutritiva", afirma a nutricionista Joice Campos.

Aprenda o passo a passo de uma refeição saudável com todos os nutrientes:

Inclua uma fonte de proteína

Escolha uma fonte de proteína como carne magra, frango, peixes, ovos, leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico. A proteína é essencial para a construção e reparo dos tecidos do corpo.

Adicione os carboidratos complexos

Inclua uma porção de carboidratos complexos como grãos integrais, quinoa, trigo, batata doce, milho, pães integrais e massas integrais. Os carboidratos fornecem energia e fibras alimentares.

Acrescente vegetais

Adicione uma variedade de vegetais coloridos a sua refeição como folhas verdes, brócolis, cenouras, pimentões, tomate, abobrinha e outros vegetais da sua preferência. Os vegetais são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Inclua as gorduras saudáveis

Elas são importantes e não precisamos ter medo delas, apenas o excesso deve ser evitado. Abacate, azeite de oliva, óleo de coco, sementes como chia e linhaça são essenciais para a absorção das vitaminas que são lipossolúveis, principalmente a vitamina D e para a saúde do nosso sistema cardiovascular.

Não se esqueça das frutas

Inclua uma porção de frutas frescas ou pode ser congeladas nas suas refeições. As frutas são fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Beba água

Acompanhe sua refeição com água, que é essencial para hidratação adequada do corpo. Até 200 ml não vai atrapalhar a digestão da alimentação.

É importante controlar as porções e evitar excessos calóricos. Lembre-se de adaptar essas diretrizes às suas necessidades e preferências alimentares individuais. Se possível, consulte um nutricionista.

:: Aprenda mais sobre alimentação com o quadro Dicas da Nutri!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...