Notícias

8 virtudes de Maria para se inspirar no dia a dia!

Escrito por Rádio Aparecida

16 MAI 2022 - 10H24 (Atualizada em 08 MAI 2023 - 10H15)

Ao olharmos a santidade de Maria, é possível nos espelharmos e tentarmos introduzir em nossas vidas as atitudes, pensamentos e ações da Mãe de Jesus. Com isso, a Rádio Aparecida apresenta as 8 virtudes de Maria e como podemos imita-la para que estejamos um pouco mais próximos das qualidades da Santíssima Virgem:

Paciência

Como imitar esta virtude de Maria? Ter paciência é não perder a calma, manter a serenidade e o controle emocional. Além disso, é saber suportar como Maria os dissabores e contrariedades do dia a dia, saber suportar com paciência nossas próprias cruzes.

Oração Contínua

Imitando esta virtude de Maria, nós queremos buscar uma vida interior na presença de Deus, um espírito continuo de oração, não se limitar somente as orações ao se deitar ou nas refeições e estender a oração para vida no trabalho, nos caminhos, em todas as situações, buscando a vontade de Deus em suas vidas.

Obediência

Queremos procurar imitar a virtude da Obediência de Nossa Senhora, Ela que em tudo foi obediente à vontade de Deus. O Catecismo da Igreja Católica indica que a obediência é a livre submissão à palavra escutada, cuja verdade está garantida por Deus que é a verdade em si mesmo.

Esforcemo-nos, portanto, para obedecer a requisitos ou a proibições, a subordinação da vontade a uma autoridade, o acatamento de uma instrução, o cumprimento de um pedido ou a abstenção de algo que é proibido nos faz crescer.

Mãe do supremo amor

Todos os homens são chamados a crescer no amor até a perfeição, em inteira doação de si mesmo, conforme o plano de Deus para sua vida. Devemos buscar o verdadeiro amor em Deus, o amor Ágape que nos une a todos como irmãos, praticar o amor ao próximo, a bondade, benevolência e compaixão. O amor é doação, assim como Maria doou sua vida e como Jesus se doou na Cruz para nos salvar, também devemos nos doar ao próximo. Por esta razão, o amor é a essência do cristianismo e a marca de todo católico.

Mortificação

Muitas vezes, Deus nos envia provações que não compreendemos, portanto devemos seguir o exemplo de Nossa Senhora e meditar os motivos que levam um Deus perfeito a permitir essas provações. Aceitá-las e saber oferecer com todas as nossas dores a Jesus em expiação dos nossos pecados, pelos pecados de todos e pelas almas, unindo nossos sofrimentos aos sofrimentos de Jesus na Cruz.

Doçura

A doçura é uma coragem sem violência, uma força sem dureza, um amor sem cólera. “A doçura é antes de tudo uma paz, a manifestação da paz que vem do senhor, é o contrário da guerra, da Crueldade, da brutalidade, da agressividade, da violência, mesmo havendo angústia e sofrimento pode haver doçura”, nos diz a carta de Paulo aos Colossenses, capítulo 3, versículo 12.

Fé viva

A inabalável fé de Nossa Senhora sofreu imensas provas; à prova do invisível: viu Jesus no estábulo de Belém e acreditou que era o filho de Deus; a prova do incompreensível: viu nascer no tempo e acreditou que ele é eterno; a prova das aparências contrárias: viu-o finalmente maltratado e crucificado e creu que ele realmente tinha todo o poder. Senhora da Fé, viveu intensamente sua adesão aos planos de Deus com humildade e obediência.

A fé é um dom de Deus e ao mesmo tempo uma virtude. Devemos pedir a Deus como fizeram os apóstolos para aumentar a nossa fé, porém ter fé não é o bastante, é preciso ser coerente e viver de acordo com o que se crê.

Pureza Divina

Esta preciosa virtude leva o homem até o céu pela semelhança que ela dá com os anjos e com o próprio Jesus Cristo. Nossa Senhora disse, na aparição de Fátima, que os pecados que mais mandam almas para o inferno são os pecados contra a pureza. Não que estes sejam os mais graves, e sim os mais frequentes. Praticar a virtude da castidade, buscando a pureza nos pensamentos, palavras e ações.

Os olhos são os espelhos da alma: quem usa seus olhos para explorar o corpo do outro com malícia perde a pureza. Portanto, coloque seus olhos em contemplação, por exemplo, na adoração, e receba a luz que santifica. Quem luta pela castidade deve buscá-la por três meios: o jejum, a fuga das ocasiões de pecado e a oração.

Você também vai gostar desses conteúdos sobre Maria:

:: Reflita cada frase da oração da Ave-Maria

:: Entenda Maria representada nos 7 dons do Espírito Santo

:: Especial: Um dia na vida de Maria

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...