Hoje tudo acontece em segundos: mandamos uma mensagem no celular e a resposta chega quase imediatamente. Mas houve um tempo em que o envio de cartas era a principal forma de comunicação à distância. Escrever à mão, escolher o papel, colocar no envelope, colar o selo e esperar dias ou até semanas para a resposta chegar. Tudo isso fazia parte da rotina de muitas pessoas.
Nos escritórios de antigamente, o som das teclas da máquina de datilografia era quase uma trilha sonora. Quem nunca viu aquele barulhinho característico das letras batendo no papel? Antes do computador, esse era o jeito de redigir contratos, cartas e relatórios.
Outra tecnologia que já foi essencial é o fax, considerado o ‘WhatsApp dos anos 90’. Mandar documentos à distância parecia mágica na época, mesmo que a folha chegasse meio borrada do outro lado. Nas escolas, muitos de nós conhecemos o mimeógrafo. Nas casas, o clássico era a lista telefônica. Nas ruas, as bancas de jornais. Costumes que desapareceram deixando uma enorme saudade!
É hora de abrir o baú de memórias e relembrar esses objetos, tecnologias e costumes que fizeram parte do nosso dia a dia. Dê o PLAY!
:: Ouça o Almanaque e faça uma viagem no tempo todos os domingos!
Uma nova perspectiva de vida no CAS São Clemente
No CAS São Clemente, a jovem Jaqueline Sandra encontra no programa SOS Família e nas oficinas novas oportunidades para transformar sua trajetória.
3º Domingo do Advento: Oração da Alegria
Guiados por Maria, acolhamos com fé a alegria que vem de Jesus e deixemos que ela renove nossa esperança. Rezemos juntos!
Música Brasileira: A Era dos Festivais
Os festivais revelaram talentos, marcaram gerações e ajudaram a construir aquilo que entendemos hoje como a grande música popular brasileira.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.