Dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o advogado, Mizael Conrado de Oliveira, presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência destacou a importância do Estatuto que regula os direitos dessas pessoas.
“O Estatuto é uma ferramenta de fundamental importância para a cidadania, para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade”, colocou.
Confira a entrevista completa:
Mizael destaca ainda o esforço, desde 2014, para ampliar a garantia de direitos das pessoas com deficiência.
“ Algumas inovações na lei estão em discussão , eu destacaria, por exemplo, o auxílio inclusão, que é uma benefício que uma vez regulamentado, vai ressignificar totalmente a colocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O que acontece hoje é que as pessoas recebem o benefício, mas acaba deixando de ingressar no mercado de trabalho, porque ela perde esse benefício”, disse.
Alguns direitos garantidos:
Para Mizael, no Brasil as leis e condições para a pessoa com deficiência têm evoluído muito, mas ainda é importante mais conscientização.
“O Brasil tem avançado muito, há 10 anos o Brasil foi reconhecido como o país com a melhor legislação para a pessoa com deficiência nas Américas. Mas é claro que encontramos alguns obstáculos na própria estrutura do país, por exemplo, a gente questiona muito a condição da educação para as pessoas com deficiência, mas o problema antecede a esse, o problema é dar educação no geral no Brasil, mas nas questões específicas relativas às pessoas com deficiência o Brasil tem avançado muito”, analisou.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil e a data foi criada com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.