Notícias

Alimentos FODMAP causam desconfortos durante digestão

Nutricionista sugere dieta com baixa ingestão de alimentos fermentáveis

Escrito por Beatriz Nery

06 JUL 2023 - 10H55 (Atualizada em 06 JUL 2023 - 11H45)

Tatiana Kochkina/Shutterstock

Ao comer algum alimento que não caiu bem, pensamos que pode ter sido por ocasião do preparo ou por não estarmos bem naquele dia, mas ter sintomas diários de distensão abdominal, dores de cabeça e gases atrapalham a absorção dos nutrientes no nosso corpo e é um sinal de que algo não vai bem. 

Uma das causas pode ser uma alimentação rica em FODMAP, ou seja, escolhas de alimentos que causam fermentação exagerada ao ser digeridos pelo intestino.

A nutricionista Joice Campos do quadro “Dicas da Nutri” reforça que “a gente não é tudo o que come, e sim tudo que consegue absorver. De nada adianta ter uma dieta saudável e o corpo não consegue absorver o melhor dos nutrientes”.

Quais alimentos são FODMAPS?

Feijão, grão de bico, lentilha e ervilha são considerados altamente fermentáveis por conter uma grande quantidade de fitatos, os famosos “gases” que aparecem quando colocamos as leguminosas de molho, e que causam desconforto ao ser ingeridos. As frutas mais doces, como manga, pera e maçã e também o abacate, cebola e alho também podem causar desconforto no intestino.

O que fazer?

- Adquira o hábito de fazer o remolho das leguminosas um dia antes de cozinhar e busque ter uma alimentação saudável, sem frituras e açúcares em excesso.

- Diminua a inserção das FODMAPS gradualmente e, ao perceber que houve melhora nos sintomas, adeque a quantidade que o seu corpo consegue tolerar;

- Faça escolhas mais assertivas de alimentos com digestão mais aceitável pelo intestino, como os legumes abobrinha e berinjela, as carnes e frutas cítricas;

- Consulte um nutricionista para avaliar a necessidade de uma dieta low FODMAP, que busca diminuir a inserção dos alimentos fermentáveis a uma quantidade aceitável pelo organismo.

:: Quer melhorar sua alimentação? Leia os conteúdos do Dicas da Nutri!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...