Ao comer algum alimento que não caiu bem, pensamos que pode ter sido por ocasião do preparo ou por não estarmos bem naquele dia, mas ter sintomas diários de distensão abdominal, dores de cabeça e gases atrapalham a absorção dos nutrientes no nosso corpo e é um sinal de que algo não vai bem.
Uma das causas pode ser uma alimentação rica em FODMAP, ou seja, escolhas de alimentos que causam fermentação exagerada ao ser digeridos pelo intestino.
A nutricionista Joice Campos do quadro “Dicas da Nutri” reforça que “a gente não é tudo o que come, e sim tudo que consegue absorver. De nada adianta ter uma dieta saudável e o corpo não consegue absorver o melhor dos nutrientes”.
Feijão, grão de bico, lentilha e ervilha são considerados altamente fermentáveis por conter uma grande quantidade de fitatos, os famosos “gases” que aparecem quando colocamos as leguminosas de molho, e que causam desconforto ao ser ingeridos. As frutas mais doces, como manga, pera e maçã e também o abacate, cebola e alho também podem causar desconforto no intestino.
- Adquira o hábito de fazer o remolho das leguminosas um dia antes de cozinhar e busque ter uma alimentação saudável, sem frituras e açúcares em excesso.
- Diminua a inserção das FODMAPS gradualmente e, ao perceber que houve melhora nos sintomas, adeque a quantidade que o seu corpo consegue tolerar;
- Faça escolhas mais assertivas de alimentos com digestão mais aceitável pelo intestino, como os legumes abobrinha e berinjela, as carnes e frutas cítricas;
- Consulte um nutricionista para avaliar a necessidade de uma dieta low FODMAP, que busca diminuir a inserção dos alimentos fermentáveis a uma quantidade aceitável pelo organismo.
:: Quer melhorar sua alimentação? Leia os conteúdos do Dicas da Nutri!
Made in Brazil: Cantores brasileiros que cantavam em inglês
Conheça curiosa história de artistas brasileiros que tinham pseudônimos para cantarem em inglês.
Como é a vida no céu?
O céu é um projeto coletivo que Deus prepara para todos. Ninguém está excluído do plano de Amor de Deus.
Reflita e tire suas dúvidas sobre a celebração do Dia de Finados
Padre Inácio Medeiros e Frater Iorlando Fernandes refletem e tiram dúvidas sobre o dia de finados, celebrado no dia 2 de novembro.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.