Os últimos 11 anos foram os 11 mais quentes da história. A média do último triênio, pela primeira vez, é superior ao aquecimento de 1,5 °C, preconizado pelo Acordo de Paris. As marcas foram confirmadas hoje pelo Copernicus, serviço de monitoramento climático da União Europeia.
Todos os recordes mensais de calor foram quebrados nesse período: setembro de 2023, com aquecimento de 0,93 °C em relação ao período de referência (1991-2000), mantém-se como a maior variação já registrada; janeiro de 2025, com 0,79 °C a mais do que a média, é o janeiro mais quente já verificado pelo Copernicus, que acompanha o clima desde a década de 1940.
Em 2025, a temperatura média global teve elevação de 1,47 °C em relação aos níveis pré-industriais (1850-1900), após o aquecimento de 1,6 °C de 2024, o ano mais quente já registrado, e o de 1,48 °C em 2023.
O ritmo atual indica que o limite de 1,5 °C será ultrapassado de forma consistente em algum momento de 2029, mais de uma década antes do previsto quando o Acordo de Paris foi assinado, em 2015.
— Comissão da CNBB promove simpósio online sobre liberdade religiosa;
— Wellington Lima e Silva é o novo Ministro da Justiça;
— Diante das manifestações no Irã, especialistas analisam crise econômica e possível intervenção dos Estados Unidos.
Entre amor e música: o drama real por trás de Song Sung Blue
O longa acompanha Mike e Claire, um casal de músicos que tocam clássicos de Neil Diamond enquanto vivem altos e baixos na carreira e no relacionamento.
Transição de Carreira: quando mudar também é cuidado emocional
Anna Licarião traz uma reflexão sobre a transição de carreira, mostrando como esse movimento pode ser um caminho de escuta interna e saúde emocional.
Festa de São Benedito inspira solidariedade no Festival do Bem
O Festival Solidário celebra a união entre fé, música e compromisso social, valorizando histórias que transformam vidas e fortalecem a comunidade de Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.