O Senado aprovou na quarta-feira (09), por unanimidade, um projeto que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE). A proposta tem a finalidade de integrar as políticas educacionais da União, dos estados e dos municípios.
O texto, de autoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR), foi aprovado conforme versão proposta pelo relator Dário Berger (MDB-SC). Agora, o projeto segue para análise da Câmara dos Deputados, onde também tramita uma proposta com o mesmo objetivo.
A criação do SNE está atrasada em pelo menos seis anos. A Lei de 2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação, previa a criação do sistema até a metade de 2016, o que não aconteceu desde então.
A ideia é de que o SNE funcione como o Sistema Único de Saúde (SUS), no alinhamento de ações, programas e investimentos no setor de educação.
- Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, inclusive, para aqueles que não tiveram oportunidade na idade própria;
- Equidade na alocação de recursos e na definição de políticas públicas;
- Integração do planejamento, por meio de planos de educação a cada 10 anos;
- Estabelecimento de padrões nacionais de qualidade para a educação básica pública, e adoção como referência o Custo Aluno Qualidade (CAQ), previsto na Constituição;
- Valorização e desenvolvimento profissional permanente dos profissionais da educação.
- O texto também prevê atribuições dos estados e dos municípios dentro do Sistema Nacional de Educação, como medidas de operacionalização e avaliação do desempenho das unidades de ensino.
80 anos do cantor e compositor Geraldo Azevedo
Geraldo Azevedo é um dos maiores artistas da MPB, principalmente por sua contribuição para a música nordestina.
A Misericórdia Divina sempre ao nosso alcance
A partir do Evangelho de Matheus, refletimos sobre o amor misericordioso de Jesus.
Parte II: 14 discos brasileiros que completam 50 anos em 2025
Conheça mais 14 clássicos que, desde 1975, fazem história na música brasileira e completam 50 anos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.