Notícias

Bancos suspendem consignado do INSS após anúncio de baixa nos juros

Escrito por Rádio Aparecida

17 MAR 2023 - 11H06 (Atualizada em 17 MAR 2023 - 15H02)

Pickadook/Shutterstock

O Conselho Nacional da Previdência Social aprovou o novo limite de juros para os empréstimos consignados para os aposentados. Com uma redução de 0,44%, a nova taxa será de 1,7% ao mês.

Além dos empréstimos, o cartão de crédito também teve uma redução nos juros. A medida foi proposta pelo Governo Federal mas não vai afetar aqueles que já emprestaram dinheiro anteriormente.

 João Inocentine, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistasexplica como vai funcionar a mudança.

De acordo com o blog da jornalista Ana Flor, Bradesco, Itaú, Caixa, Banco do Brasil e pelo menos outras 4 instituições financeiras anunciaram a suspensão das linhas de crédito consignado para aposentados do INSS. A ação ocorre após a redução das taxas máximas de juros dessa modalidade de 2,14% para 1,70%.

Os bancos afirmam, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que não têm condições de pagarem os custos de captação de clientes com as novas taxas determinadas pelo órgão ligado ao Ministério da Previdência.

Por meio de nota, a Febraban informou que cada banco associado segue sua estratégia comercial de negócio na concessão, ou não, da linha de crédito consignado para beneficiários do INSS, diante da decisão do Conselho Nacional de Previdência Social de reduzir o teto de juros dessa modalidade de crédito.

Ainda de acordo com a nota, o setor financeiro já havia se manifestado junto ao Ministério da Previdência e ao INSS, afirmando que, neste momento, considerando os altos custos de captação, eventual redução do teto poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado.

Acompanhe outros destaques:

- Câmara instala as 30 comissões permanentes da Casa.
- Investigação aponta aliança entre facções rivais em ataques no Rio Grande do Norte.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...