Notícias

Bispos brasileiros falam do legado do Papa Bento XVI

Escrito por Beatriz Nery

05 JAN 2023 - 15H20 (Atualizada em 05 JAN 2023 - 20H33)

Vatican Media

A praça de São Pedro, no Vaticano, ficou quase totalmente ocupada nesta manhã (5). Um público de cerca de 130 mil, entre fieis, representantes de governos, jornalistas e turistas, acompanharam o funeral de Bento XVI. 

A cerimônia fúnebre começou pontualmente às 5h30 no horário de Brasília. O papa Francisco, que presidiu o funeral, chegou de cadeira de rodas. Nas primeiras palavras no funeral de Bento XVI, o pontífice pediu que seu antecessor "seja bem recebido por Deus". Ontem, em sua audiência semanal no Vaticano, o Papa Francisco já havia prestado sua homenagem ao pontífice emérito. Francisco chamou seu antecessor de "grande mestre da catequese".

O Vaticano informou que mais de 60 mil fiéis se despediram do papa emérito Bento XVI na Basílica de São Pedro ontem, totalizando 195 mil pessoas desde que o velório foi aberto na última segunda-feira (2).

Vatican Media
Vatican Media


Bispos falam do legado de Bento XVI à Rádio Aparecida

De origem alemã, Bento XVI, tinha como característica a humildade, era discreto, conservador, e exímio teólogo, deixando para a catequese da igreja uma contribuição tamanha, tendo a oração como um pilar fundamental e sempre trazendo a fé como a maior força do ser humano, assim recordou o Bispo da diocese de Taubaté, Dom Wilson Luis Angotti, que foi nomeado bispo pelo Papa Bento.

Assista em 10:10.

O Arcebispo de Belo Horizonte, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, citou a proximidade de Papa Bento com seu predecessor São João Paulo II e recordou os momentos em que esteve junto com ele.

Assista em 12:05.

AP
AP


Papa Bento XVI veio ao Brasil para participar da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. O nomeado Cardeal por Bento XVI, arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, relembrou da passagem de Bento pela Capital Mariana da fé, e também um de seus grandes feitos pelo povo do Brasil, a canonização de Frei Galvão, como o primeiro Santo Brasileiro. Dom Damasceno ainda se lembrou de duas falas marcantes do Santo Padre, durante a Conferência de Aparecida.

Assista em 13:50.




Com quase oito anos de pontificado, foi em 11 de fevereiro de 2013 que algo inesperado aconteceu, Bento XVI anunciou que sua renúncia aconteceria no dia 28 daquele mês. O Arcebispo de Lages em Santa Catarina, falou sobre o ato de coragem e humildade de Bento XVI ao renunciar.

Assista em 29:10.

O Secretário Geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado faz um convite a todos nós cristãos, para que participemos de alguma celebração, para que façamos uma oração por intenção de Papa Bento VXI que retorna a casa do Pai.

Assista em 29:55.

Papa Bento XVI estará sempre vivo em nossa memória e em nosso coração como o Papa do amor, assim como destaca o Arcebispo de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner.

Shutterstock
Shutterstock


Assista em 31:00

Assista o jornal especial na íntegra retratando o legado de Bento XVI:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...