Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 06 MAI 2019 - 12H01

Católico pode assistir novela?

Shutterstock
Shutterstock

Você assiste novela? No quadro ‘Religião também se aprende’, da Rádio Aparecida, o Missionário Redentorista padre Henrique Maciel responde a pergunta do Gustavo Henrique, da cidade de Divinópolis (MG).

Padre Henrique adverte que isso depende do conteúdo que você está acompanhando. “Infelizmente, muitas novelas, mesmo tratando de temas propícios e atuais, prestam um desserviço à nossa sociedade e influenciam, de modo negativo, no nosso comportamento, na linguagem, nos vestuários, no consumo e até mesmo em ideologias”, Leia MaisA sua ideia de amor vem de Deus ou das novelas?afirmou.

O padre sugere que possamos selecionar os conteúdos para não sermos conduzidos ao vício, ao isolamento e a uma conduta moral que não esteja de acordo com a nossa fé e com a nossa doutrina. Padre Henrique ainda deixa claro que, para o Catecismo da Igreja Católica, o vício significa a repetição de pecados.

"A repetição dos pecados, mesmo veniais, gera os vícios, entre os quais se distinguem os pecados capitais. (Catecismo da Igreja Católica, 1876)

Curiosidade

Você sabia que a Bíblia traz um conjunto de livros denominado “Novelas Bíblicas”? Sim, trata-se dos Livros de Rute, Jonas, Tobias, Judite e Ester.

Sobre as novelas

É um gênero literário que existe há muito tempo e consiste na narração de acontecimentos reais ou imaginários. Esse conceito passou a existir durante o Renascimento, período histórico europeu, tempo de evolução das estruturas medievais, passagem de um sistema feudal para o sistema capitalista. Elas ganharam mais popularidade quando se tornaram fotonovela, que é uma espécie de revista em quadrinhos, e depois Radionovela. Atualmente temos a telenovela ou a teledramaturgia.

Mas antes de tudo isso, já tínhamos as novelas bíblicas, narrativas dramáticas que nos envolvem e contam uma história.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...