O Brasil é o sexto maior mercado mundial em vendas de medicamentos, em que são gerados aproximadamente 10 mil toneladas de resíduos, que são aqueles vencidos ou sobras de tratamento.
Cláudio Donato, docente da área de saúde do Senac de Guaratinguetá, afirma que como não existe no país um sistema adequado de descarte desses produtos. Grande parte desses resíduos é simplesmente jogada no lixo comum ou no esgoto. “Desta forma estes resíduos são destinados a locais inadequados e geram riscos à população e ao meio ambiente”, afirma.
Quando recolhido pelo caminhão de lixo, os produtos são levados a aterros e lixões e poluem o lençol freático, o solo e atmosfera. Quando descartados no esgoto, o risco ambiental é de contaminação do solo, lençol freático e rios, sendo que o tratamento convencional não elimina esses resíduos da água.
O grande problema vem dessa poluição retornar à população pela água de abastecimento, no alimento que foi contaminado pela água de irrigação ou a poluição atmosférica.
- Evite sobras de medicamentos: sempre faça o tratamento até o fim ou busque um posto de coleta; - Consulte a Secretaria de Saúde do seu município ou o posto de saúde do seu bairro, pois eles sempre recolhem os medicamentos que não serão mais utilizados e dão a destinação correta a esse material; - As grandes redes de drogarias se dispõem a receber esses produtos e descartá-los da maneira correta. |
Por que não cantamos o Glória nas missas do Advento?
Ouvinte pergunta ao “Religião também se Aprende” sobre por que o Glória não está no canto litúrgico do tempo do Advento.
Conheça técnicas de reeducação alimentar para uma vida saudável
O foco deve ser adotar hábitos que promovam saúde e bem-estar a longo prazo.
Um Bolo por dia até o Natal: Bolo de Ricota com Frutas
Uma sobremesa deliciosa, molhadinha e fácil de fazer.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.