Quando as crianças ficam grandinhas e começam a definir sua própria personalidade, é normal ocorrer um pouco de resistência para momentos religiosos, que podem ser tediosos e demorados.
A dúvida do quadro “Religião também se Aprende” é da ouvinte Jovelina da Silva, de Caeté (MG), que está passando por esse período de dificuldade com os próprios filhos.
Escute!
Sabemos que palavras emocionam, mas o exemplo é que faz acontecer, mas participamos com muito mais gosto quando sabemos do que estamos participando e entendendo.
Padre Carlinhos, pároco da Paróquia Santo Afonso em Aparecida (SP) traz algumas atitudes que podem ajudar a fazer com que as crianças aprendam com um tempo a ter mais gosto e amor pela Santa Missa:
- Veja se já não existe uma missa voltada para as crianças, de acordo com a realidade da criança e com linguagem própria;
- Responda às perguntas das crianças, mesmo que muitas vezes essas perguntas apareçam no meio da missa;
- Sentem-se de preferência nos bancos da frente, as crianças se sentem mais envolvidas com a celebração eucarística e podem ver melhor o que está acontecendo;
- Mostre com tranquilidade os momentos importantes da celebração, como, por exemplo, após a consagração, dizer a elas, “olha, aí está Jesus”;
- É importante fomentar o diálogo também depois da missa e conversar com ela sobre a homilia, as leituras, o porquê do padre vestir uma cor especial, etc.
“Procurar envolver as crianças durante a missa, vai criar nelas uma sensação de conquista de maturidade, com responsabilidades simples”, sugere Pe. Carlinhos.
Por que não cantamos o Glória nas missas do Advento?
Ouvinte pergunta ao “Religião também se Aprende” sobre por que o Glória não está no canto litúrgico do tempo do Advento.
Conheça técnicas de reeducação alimentar para uma vida saudável
O foco deve ser adotar hábitos que promovam saúde e bem-estar a longo prazo.
Um Bolo por dia até o Natal: Bolo de Ricota com Frutas
Uma sobremesa deliciosa, molhadinha e fácil de fazer.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.