Quando as crianças ficam grandinhas e começam a definir sua própria personalidade, é normal ocorrer um pouco de resistência para momentos religiosos, que podem ser tediosos e demorados.
A dúvida do quadro “Religião também se Aprende” é da ouvinte Jovelina da Silva, de Caeté (MG), que está passando por esse período de dificuldade com os próprios filhos.
Escute!
Sabemos que palavras emocionam, mas o exemplo é que faz acontecer, mas participamos com muito mais gosto quando sabemos do que estamos participando e entendendo.
Padre Carlinhos, pároco da Paróquia Santo Afonso em Aparecida (SP) traz algumas atitudes que podem ajudar a fazer com que as crianças aprendam com um tempo a ter mais gosto e amor pela Santa Missa:
- Veja se já não existe uma missa voltada para as crianças, de acordo com a realidade da criança e com linguagem própria;
- Responda às perguntas das crianças, mesmo que muitas vezes essas perguntas apareçam no meio da missa;
- Sentem-se de preferência nos bancos da frente, as crianças se sentem mais envolvidas com a celebração eucarística e podem ver melhor o que está acontecendo;
- Mostre com tranquilidade os momentos importantes da celebração, como, por exemplo, após a consagração, dizer a elas, “olha, aí está Jesus”;
- É importante fomentar o diálogo também depois da missa e conversar com ela sobre a homilia, as leituras, o porquê do padre vestir uma cor especial, etc.
“Procurar envolver as crianças durante a missa, vai criar nelas uma sensação de conquista de maturidade, com responsabilidades simples”, sugere Pe. Carlinhos.
Papa Leão XIV faz apelo para manutenção de tratado nuclear
Santo Padre fez um apelo internacional para que o tratado Novo START não seja abandonado, destacando a importância da redução das armas nucleares
Podcast Caminhar Juntos: Episódio 1 – O Sínodo da Sinodalidade
Um convite da Rádio Aparecida para caminharmos juntos, ouvindo o Espírito Santo e as vozes do povo de Deus, para viver a sinodalidade na missão da Igreja.
Suplementação: saiba como entender o que seu corpo precisa
Será que todo mundo precisa? Quais nutrientes fazem sentido em cada fase da vida? E como suplementar de forma segura, pensando na saúde e no bem-estar?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.