Notícias

Como fazer com que a Missa seja interessante para crianças?

Escrito por Beatriz Nery

02 SET 2023 - 06H50

Puttipong Klinklai/Shutterstock

Quando as crianças ficam grandinhas e começam a definir sua própria personalidade, é normal ocorrer um pouco de resistência para momentos religiosos, que podem ser tediosos e demorados.

 A dúvida do quadro “Religião também se Aprende” é da ouvinte Jovelina da Silva, de Caeté (MG), que está passando por esse período de dificuldade com os próprios filhos.

 Como convencer crianças menores a irem à missa?

Escute: 

Sabemos que palavras emocionam, mas o exemplo é que faz acontecer, mas participamos com muito mais gosto quando sabemos do que estamos participando e entendendo.

Padre Carlinhos, pároco da Paróquia Santo Afonso em Aparecida (SP) traz algumas atitudes que podem ajudar a fazer com que as crianças aprendam com um tempo a ter mais gosto e amor pela Santa Missa:

- Veja se já não existe uma missa voltada para as crianças, de acordo com a realidade da criança e com linguagem própria,

- Responda às perguntas das crianças, mesmo que muitas vezes essas perguntas apareçam no meio da missa,

- Sentem-se de preferência nos bancos da frente, as crianças se sentem mais envolvidas com a celebração eucarística e podem ver melhor o que está acontecendo,

- Mostre com tranquilidade os momentos importantes da celebração, como por exemplo, após a consagração, dizer a elas, “olha, aí está Jesus”,

- É importante fomentar o diálogo também depois da missa e conversar com ela sobre a homilia, as leituras, o porquê do padre vestir uma cor especial, etc.

“Procurar envolver as crianças durante a missa, vai criar nelas uma sensação de conquista de maturidade, com responsabilidades simples”, sugere Pe. Carlinhos.

:: Aprenda mais sobre a Igreja com as dúvidas religiosas!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...