Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 18 AGO 2020 - 16H57

Lembre-se: a vida é um desafio e devemos aprender a cada dia

Padre fala como a situação de pandemia pode ser uma profunda experiência espiritual




O isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus pode ser um momento extremamente difícil para algumas pessoas, seja pela solidão, ou por serem forçados a conviver mais tempo com outras pessoas.

O Padre José Alem ajuda a fazer uma importante reflexão sobre as lições que este período nos traz.

Ouça o podcast:


.:: Outras notícias sobre o novo Coronavírus ::.

Como pensar positivo durante a pandemia de coronavírus?

Com a pandemia de Covid-19, o isolamento social, a crise de saúde e econômica que assola o mundo é difícil manter a mente saudável e o pensamento positivo. Mas para evitar crises de ansiedade, depressão ou momentos constantes de tristeza, é necessário enxergar também o lado positivo do momento presente.

O padre José Alem nos ajuda a fazer essa reflexão e traz sugestões para fazer com que este momento inevitável seja um pouco mais leve. Ele ressalta que é preciso descobrir a luz em meio a essas situações.

.:: Ao final da reflexão, padre José Alem faz um momento de oração. Reze junto com o padre! Ouça agora:

Como viver bem esse período?

- Fazer o melhor dentro das nossas possibilidades;

- Não se deixar abater e ficar irritado;

- Preencher o tempo com novas atividades;

- Auxiliar nas compras, nas tarefas domésticas;

- Esforço para enxergar o lado bom.

Coronavírus: O que a pandemia te fez repensar?

A pandemia de Covid-19 nos confronta diariamente com dilemas e inúmeros desafios, seja de ordem pessoal, familiar ou profissional.

É quase impossível passar por esta crise sem fazer uma reflexão sobre alguma dessas esferas da vida. A fé está sendo colocada a toda prova a todo momento.

Nessa reflexão, padre José Alem fala sobre viver um tempo de reflexão e discernimento e a se lembrar que temos fé e uma fé verdadeira.

OUÇA AGORA:

Olhe para dentro de si durante a pandemia e busque a melhora

A pandemia do novo coronavírus se tornou momento para preservar a saúde, mas também aprender uma nova forma de viver. Isso é muito importante, pois esse período, certamente não agradável para todas as pessoas, se torna um aprendizado.

Padre José Alem sugere, no podcast, que aproveitemos esse momento isolados em casa, para fazer alguns exercícios internos que, muitas vezes, faltam ao longo da nossa vida. “Nós temos perturbações emocionais, ficamos nervosos e irritados. Nem sempre temos a consciência disso e é a hora da gente parar e pensar por que que eu sinto isso, de onde vem esse sentimento”, afirma.

A partir daí, torna-se uma grande experiência de descoberta de autoconhecimento, tomando mais consciência daquilo que é falado, pensado, sentido e agido. “Isso pode ser uma oportunidade de fazer uma espécie de academia interior e a gente se revigorar nesse ponto de partida”:

Padre José Alem chama esse momento de consciência como “passeio mental interior”. Ouça mais:

Textos para aliviar o sofrimento diante da pandemia

Padre José Alem traz hoje, no podcast, exemplos de pessoas que já passaram por essa vida e deixaram testemunho de como enfrentar a vida com amor, nunca se deixando abater, sobretudo diante da situação universal onde há muito cansaço, tristeza, desânimo e, muitas vezes, até revolta.

Duas personalidades foram escolhidas pelo padre, com textos inspiradores para esse momento pandêmico:

A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros. Nenhum encontro nosso deveria ser estéril para aqueles que se aproximam de nós.Temos sempre algo para dar: um pouco de alegria e muita esperança, um pouco de verdade e muito otimismo, um pouco de ânimo e acolhimento a esse mundo desnorteado, violento, de coração vazio, cansado de frustração e tédio. Apesar de tudo, temos sempre algo para dar. Que eu nunca deixe partir, no mesmo estado que encontrei, os que de mim se aproximaram. Que, ao regressar, se sintam melhores, mais realizados, mais plenos e mais felizes. Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um verdadeiro amigo”.

- Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe”

A atenção para com os outros é o começo de uma grande santidade. Se você aprender a ser cheio de solicitude, você se parecerá mais com Cristo, pois Seu Coração era terno e Ele estava sempre atento às necessidades dos outros. Para serem belas, nossas vidas devem estar repletas de atenção pelos outros. Jesus passava a vida fazendo o bem. Em Canaã, Maria nada mais fez do que pensar nas necessidades dos que lá estavam e foi comunicá-las a Jesus. A atenção que Jesus, Maria e José tinham pelos outros era tão grande que sua casa em Nazaré se tornou a morada do Deus Altíssimo. Se nós também tivermos uns pelos outros as mesmas solicitudes, nossas casas se tornarão, verdadeiramente, moradas do Deus Altíssimo, casa de Nazaré”.

Santa Teresa de Calcutá

Inspire-se nos santos para passar com fé o período de pandemia

Os meses de pandemia nada mais são do que um desafio, mas também uma possibilidade de descoberta. Por muitas vezes somos levados a ser engolidos pela rotina: parece que a vida é só acordar, trabalhar ou estudar. São ocupações importantes, mas não tudo na vida.

Em meio à crise da pandemia que estamos passando é preciso lidar com as situações, o que não é fácil, principalmente se há problemas de saúde, financeiros e de oportunidades que nos deixam para baixo. Padre José Além relembra que “nada na vida é suficiente para nos desanimar, ainda mais se formos pegar exemplos de alguns santos da Igreja que enfrentaram situações adversas”.

Saiba como passar por esse período indeciso e diferenciado com fé em Deus:

Como encarar os problemas?

As pessoas, diante do mesmo fato, podem ter reações diferentes: alguns se desesperam, ficam abatidos, deprimidos e outros enfrentam.

Não podemos fazer, dos problemas, outros problemas; temos que encarar essas questões como oportunidades de aprendizado e superação.

Está no coração de cada um tomar a decisão de como encarar questões que aparecem na vida. Aprenda a tomar decisões e buscar informações confiáveis para te ajudar.


Você está cuidando da sua essência?

Alguém já pode ter te perguntando: "como está o seu coração?" Para se referir à essência, muitas vezes citamos o coração. A pergunta real é: como você está cuidando da sua essência?

É fundamental cultivar a essência do nosso ser. Você vai acumular dentro de você vários sentimentos, bons ou ruins, verdadeiros ou falsos por meio das experiências da vida, e isso constrói em você características aparentes e íntimas, por exemplo: Uma pessoa suave e feliz, ou uma pessoa rancorosa e mau humorada.

O modo como você enfrenta a vida e absorve esses sentimentos pode transformar a pessoa que você é hoje. Mas a escolha de como absorver essas experiências é sua!

Você escolhe como cultiva sua essência!

  1. Visualizar possibilidades e descobertas

  1. Você vai passar pela mesma estrada várias vezes durante a sua vida, mas a cada vez você tem a opção, a escolha, de ver novas possibilidades, coisas que nunca viu, aprender e reaprender, fazer descobertas.

    Sabe como fazer isso todos os dias?

    - Agradecer durante o seu dia;
    - Fazer sua oração diária: conversar com Deus, pedir, agradecer e se desculpar;
    - Se encantar com as pequenas coisas do seu dia, até mesmo nas dificuldades;
    - Não criticar ou lamentar as coisas da vida, pois tudo é um aprendizado;
    - Direcionar sua conversa para coisas positivas e não para reclamações.

Dedique-se ao silêncio

Na correria dos nossos dias não temos tempo de parar e  ficar em silêncio, de observar o que está acontecendo ao nosso redor, de olhar para a natureza. Pode parecer algo simples, mas pode fazer uma grande diferença no seu dia.

Agora, nesse momento pelo qual estamos passando, é fundamental ter essa ação, parar, fechar os olhos e focar seus pensamentos em assuntos positivos.

Observar a natureza é uma forma de se dedicar ao silêncio, você pode se propor durante alguns dias, olhar o pôr do sol, vai perceber que a cada dia será uma experiência única, e vai valorizar algo lindo que temos todos os dias, independentemente de qualquer crise que existir.

Viver com esperança diante do sofrimento


Toda pessoa tem capacidade em acreditar que é possível evitar certos sofrimentos ou transformá-los em um mal pior ou o mal  em um bem. Quando o sofrimento nos atinge em suas mais variadas expressões, é aí que manifestamos nossa impressão sobre a existência, bem como o que é a dor, o que ela pode revelar de nós e de nossos ideais.

Padre José Alem pede para observarmos as dores da humanidade atual: a pandemia, fome, violências, guerras, catástrofes naturais, injustiças sociais e destruição do meio ambiente. “Essas situações são desafiadoras e para muitos, desencorajadoras. Diante dos desafios que nos são impostos há 3 possibilidades: revolta, abatimento e enfrentamento”.

Refletir sobre o sofrimento e reconhecer nele luzes e forças para continuar a viver com esperança é a premissa do conteúdo de hoje para você. “Reconquistar a paz perdida e sobretudo saber que mesmo que tudo pareça sem esperança, há um amor maior que dá sentido a nossa vida”.

Inspire-se no amor de São Paulo para com todos

Diante dos grandes desafios da vida, principalmente o que estamos vivendo atualmente, Padre José Alem sugere que nos inspiremos em um texto da palavra de Deus, escrita pelo Apóstolo São Paulo aos romanos:

“Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram”.

Essa frase surgiu diante de uma situação muito difícil que Paulo viveu na cidade de Roma. A partir de então, em sua missão e em todos os lugares e por onde passava, ele sempre lembrava e convidava a passar do amor para com aqueles que partilham a mesma fé ao amor para com todos os seres humanos, uma vez que para quem tem fé, o amor não conhece barreiras, nem pode ser restrita apenas alguns.

Momentos de crise geram novas formas de compromisso

A crise nos força a rever o projeto da nossa caminhada, de vivenciar novas formas de compromisso e apoiarmos nas experiências positivas e até rejeitar as negativas. Padre José Alem afirma que é desse modo que a crise se transforma em oportunidade.

“Em ocasiões de crises, como a que vivemos, precisamos de discernimento e um buscar um rumo. É assim, com mais confiança do que com resignação, comodismo, conformismo que convém enfrentar as dificuldades no momento presente”, diz.

Ouça mais dicas sobre seguir em frente diante do momento de crise do coronavírus no podcast abaixo:


Apesar do sofrimento, nunca perca a esperança!

Shutterstock
Shutterstock



Toda a vida humana é marcada pela esperança, ou seja, esperamos para nós e também de nós, dos outros e para os outros. Padre José Alem afirma que o ser humano é um ser de esperança, mesmo no meio de tantas contradições há algo na vida que não morre: é a esperança.

“A esperança é a experiência que todos nós vivemos cada dia e a cada momento. Ela tem sido a força que conduziu nossa história nos milênios anteriores, trazendo-nos a atual etapa da história e será o impulso que nos levará para os próximos períodos”, conforta.

A felicidade pode ser conquistada na partilha

O cristão que vive de verdade a partilha com os outros é feliz, diferentemente de quem está no mundo sem perceber que a convivência e o relacionamento não é só viver entre os outros, mas viver com e pelos outros.

Padre José Alem nos explica que se não vivermos a relação de doar a vida pelo outro, o que irá se experimentar é a solidão, o vazio e a ansiedade com todas as suas expressões e manifestações. “Nós, seres humanos, somos complexos, ou seja, temos necessidades e dimensões maiores do que enxergamos externamente. Dessa forma, corremos o risco de se perder atrás de coisas não essenciais”.

Entenda melhor seu pensamento no podcast acima!


Lembre-se: a vida é um desafio e devemos aprender a cada dia

Com o Brasil envolto numa pandemia desde março, certamente ouvimos notícias por meio dos vários meios de comunicação e podemos ficar impressionados com os casos crescentes de contaminação e com o número de pessoas já falecidas.

Por outro lado, existem as boas notícias. As pesquisas que são feitas para encontrar uma solução para este problemas, as buscas para uma sociedade mais justa e solidária, as tentativas de fazer disso uma oportunidade de crescimento e amadurecimento.

A partir disso, Padre José Alem afirma que “é importante nunca esquecer isso e podemos repetir isso em nossos dias: a vida é um desafio e devemos aprender, cada dia, a viver”.

Ouça a catequese completa no podcast acima!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Os textos, fotos, artes e vídeos do A12 estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. 
Não reproduza o conteúdo em outro meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do A12 (contato@a12.com).

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.