Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 28 MAR 2018 - 11H39

Consumidor não sente queda da taxa Selic nos juros dos bancos

Shutterstock
Shutterstock

Leia MaisNa reportagem da semana, entenda por que pagamos tantos juros no BrasilA taxa Selic caiu quase 8 pontos percentuais desde o fim de 2016. Ao derrubá-la, faz com que o uso das principais linhas de créditos a pessoa física pelos bancos seja mais atrativa e barata, mas não é o que está sendo repassado ao consumidor.

Vitor Velho, economista da LCA Consultores, afirma que não é assim. “Os juros caem, mas a queda não é propriamente pela taxa Selic. É mais uma mudança de regra no crédito rotativo do que algo sistêmico; os juros estão caindo numa velocidade menor que a esperada”.

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic corresponde a média de juros que o governo paga por empréstimos tomados dos bancos. Quando a Selic aumenta, os bancos preferem emprestar ao governo, porque paga bem. Já quando a Selic cai, os bancos são "empurrados" para emprestar dinheiro ao consumidor e conseguir um lucro maior. Assim, quanto maior a Selic, mais "caro" fica o crédito que os bancos oferecem aos consumidores, já que há menos dinheiro disponível. (Fonte: G1)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...