Notícias

Design gráfico: personalize suas artes digitais!

Escrito por Beatriz Nery

17 MAR 2023 - 15H48 (Atualizada em 17 MAR 2023 - 17H11)

MarbellaStudio/Shutterstock

Muito tem sido a procura por pessoas que fazem artes digitais, mas afinal de contas o que é uma arte digital?

Álvaro Possato, docente do curso de Design Gráfico do Senac Guaratinguetá, explica no quadro “Capacitação e Conhecimento” que é um movimento artístico que encapsula uma obra ou prática artística que usa qualquer forma de tecnologia digital como parte de seu processo de criação ou apresentação, sendo um método de arte muito acessível.

“Nunca se criou tantas possibilidades no mundo da arte como a arte digital”, diz.

Escute ou leia:

Era digital x Movimento da arte

À medida que a era digital, também conhecida como era da informação, marcou presença no mundo entre as décadas de 1950 e 1970, era apenas uma questão de tempo até que os artistas entendessem suas tecnologias progressivas para a sua própria produção criativa.

No início, a arte digital marcou uma relação entre artistas e engenheiros cientistas que exploraram as conexões entre arte e tecnologia. À medida que os artistas começaram a explorar essas tecnologias, eles não estavam apenas usando o novo meio, mas muitas vezes também pediram aos espectadores que refletissem sobre o impacto da era da informação na sociedade em geral.

“A arte digital expandiu consideravelmente a caixa de ferramentas do artista: das matérias-primas tradicionais para o novo e progressivo domínio das tecnologias eletrônicas. Em vez de pincel e acrílico, os artistas agora podem pintar com luz, som e pixel. Em vez de papel, os artistas começaram a fazer colagens com imagens digitais encontradas ou gráficos gerados por computador”, são os exemplos de Álvaro.

Arte em todo e qualquer lugar!

A arte digital revolucionou a forma como a arte poderia ser feita, distribuída e visualizada. Embora algumas se baseiem fortemente na galeria tradicional ou no local do Museu, da visualização, no caso de instalações que requerem máquinas e componentes complexos, grande parte disso pode ser facilmente transportada e vista através da televisão, tela de computador ou mídia social. “Essa revolução permite que os artistas criem sua própria carreira sem muita dificuldade e principalmente para as redes sociais, algo com grande procura no momento atual”, contextualiza.

O que preciso saber para personalizar minhas próprias artes digitais?

- O mercado é muito amplo e vai desde o tratamento de fotos para álbuns de casamentos até trabalhos em grandes agências de Publicidade;

- Conhecimento de algumas ferramentas que podem ser simples como o Canva até mais complexas como o Illustrator e o Photoshop;

Apenas saber sobre isso vai fazer com que eu consiga personalizar minhas artes?

Sim ou não. “Sim” porque é necessário conhecimento das ferramentas e “não” porque existe todo um conceito de design que é preciso desenvolver: trabalho com as cores, letras e tudo mais.

Para isso é necessário saber sobre o design gráfico:


- É responsável pela concepção de um produto, ele compreende os conceitos artísticos e funcionais, projeta e idealiza um objeto utilitário com fins definidos;

- O profissional que monta indústria, peças de comunicação visual vistas em propagandas, comunicados, material interno e externo, fachadas, adesivagens e outros tipos de expressões visuais;

- É responsável pela criação de logotipos, marcas, embalagens, fontes para escrita, animações, desenhos animados, por exemplo, revistas em quadrinhos, infográficos para jornais e revistas também são algumas possibilidades de atuação do designer.

Esse profissional pode personalizar uma arte digital ou até mesmo criá-la do zero, já que ele é um designer gráfico!

:: Se interessou pelo assunto e quer fazer curso de Design Gráfico? Acesse @senac.guara

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...