Por (Adaptação: Pe. Rubens G. de Carvalho) Em Notícias

Dia do Sertanejo: como tudo começou

Até 1964, todos os anos, sem um dia específico, cantores sertanejos organizavam caravanas para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, então na Matriz-Basílica, ou Basílica Velha. Eram liderados pelo apresentador de programa sertanejo, na Rádio Aparecida e em São Paulo, Geraldo Meireles. Na data prevista, participavam da Santa Missa.

À noite, havia o Show Sertanejo no pequeníssimo auditório da R.A., na ocasião ao lado da Basílica Velha. Tempos depois aconteceu no Cine Aparecida, atrás da igreja, espaço bem maior. O show era apresentado por Geraldo Meirelles, Tonico e Tinoco, e Terezinha de Jesus, a Tatá.

Diante da boa aceitação e participação nesses especiais, e em conversas entre Geraldo Meireles e a dupla Tonico e Tinoco, decidiram criar um dia especialmente dedicado aos sertanejos. A ideia foi passada ao radialista Toni Gomide e também às Irmãs Galvão (hoje, As Galvão), estas também frequentadoras assíduas da Rádio Aparecida.

A Rádio Aparecida apoiou a ideia. Ofereceu condições para o show especial do Dia do Sertanejo. O primeiro show do Dia do Sertanejo, oficialmente instalado, aconteceu no dia 3 de maio de 1964, no Cine Aparecida, às 20h. Estava presente toda a nata da música sertaneja raiz de então: Tonico e Tinoco, Liu e Léo, Belmonte e Amaraí, Zico e Zeca, Cacique e Pajé, Duo Guarujá, Zé Carreiro e Carreirinho, Irmãs Galvão, e muitos outros que não cantam mais, como Graúna e Graunito, de Aparecida.

Destaca-se a atuação também do locutor sertanejo da R.A., Benedito Minas da Silva, o popular Tatú, que colaborou desde o primeiro Dia do Sertanejo. Leite Sobrinho, que colaborou nas primeiras apresentações do show do Dia do Sertanejo. E Pascoal Blanque, incansável nos relacionamentos com os cantores e as gravadoras.

O povo da roça sempre demonstrou veneração para com a Santa Cruz, cuja festa se celebrava a 3 de maio. Hoje, a festa de Santa Cruz acontece no dia 14 de setembro. Por isso, resolveu-se criar o Dia do Sertanejo, em 3 de maio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por (Adaptação: Pe. Rubens G. de Carvalho), em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.