Hoje, sexta-feira (8), quando a Igreja recorda a festa da Natividade de Nossa Senhora, é celebrado, pela primeira vez, o Dia Nacional do Terço dos Homens. A data foi sancionada no dia 26 de abril de 2023, por meio da Lei 14.558, passando a fazer parte do calendário do país.
Por ocasião da data, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, que é o Bispo referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Terço dos Homens, enviou uma mensagem de incentivo aos grupos espalhados por todo o território nacional.
“Continuemos a rezar o terço, pois o terço é uma das devoções mais belas da Igreja, praticadas pelo povo, por Padres, por Bispos, pelos Papas, seminaristas, religiosos, religiosas. É toda a igreja que reza o terço. Há mais de 800 anos, o terço vem sendo uma oração popular, fácil e, ao mesmo tempo, profunda, de meditação da vida de Cristo. E nós fazemos isto sempre certos de que estamos vendo a Cristo com o olhar de Maria”, afirmou.
Dom Gil ainda pediu aos homens do terço que auxiliem as comunidades onde o movimento ainda não existe.
“Não há necessidade de licença, de estatuto, de papéis para fundar grupos. O terço é da Igreja, não pertence a este ou aquele. Portanto, qualquer pessoa que tenha fé em Deus e Nossa Senhora pode iniciar um novo grupo. Propaguemos a oração do terço. É um meio eficaz de convivência com Jesus, de aprendizado da vida de Cristo, é um momento catequético para a nossa vida”, pontuou.
No site dedicado ao movimento arquidiocesano de Juiz de Fora, está destacada a sua missão. “Resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O terço dos homens é exemplo de fé e oração”, diz um trecho do texto.
Rádio Aparecida
Na Rádio Aparecida, desde o dia 08 de maio de 2018, os grupos e membros do Terço dos Homens se encontram aos domingos, sempre às 22h, no programa Com a Mãe Aparecida.
N30 Especial Sexta-feira Santa: “A Esperança não Engana"
Nesta edição especial, vamos entender porque a igreja nos convida a morrermos com Cristo para que possamos ressuscitar com Ele na Páscoa.
Sexta-feira Santa: Siga os passos de Jesus
Vamos seguir esse caminho de amor junto com nosso Salvador?
Qual a diferença entre ressurreição e reencarnação?
Ressurreição significa “ressurgir para uma vida nova”. Reencarnação é uma doutrina espírita, que professa que após a morte, a alma retorna a esse mundo em outro corpo, a fim de se purificar.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.