Notícias

Educação no Brasil e Covid-19: o que esperar daqui pra frente?

Especial do jornalismo da Rádio Aparecida aborda novos rumos da educação pós Covid-19

Escrito por Rádio Aparecida

27 NOV 2020 - 14H00 (Atualizada em 28 ABR 2022 - 10H10)

Todos nós lembramos dos momentos difíceis em 2020, em que as escolas fecharam de forma inédita diante da pandemia de Covid-19.

O Especial "Educação na Pandemia e o futuro do Ensino", produzido pela equipe de Jornalismo da Rádio Aparecida, quer trazer a realidade do setor no país neste momento de recondução dos serviços para sociedade.

Relembre, por meio de 5 episódios, as consequências que a pandemia trouxe para a Educação, e saiba o que será feito daqui por diante.

📚 2020 e 2021: Anos Perdidos?

Como esses anos foram vistos e avaliados pelos especialistas da área? Houve perdas irreparáveis? E as consequências da perda do ano letivo? Apesar de algumas escolas terem apostado em educação à distância, será que todas conseguiram atender as expectativas? Os alunos aprenderam? E a desigualdade nesse momento? O quanto isso pesou?

📚 Desigualdade do Ensino no País

A pandemia trouxe a luz um problema antigo e que continua, independente do período em que vivemos. A desigualdade coloca em ‘xeque’ a equidade das oportunidades. Como os alunos sem condições de ingressarem no mundo virtual conseguiram aprender durante a pandemia? Como as escolas sem estrutura fizeram essa conexão com os alunos? O que pode ser feito para equiparar o máximo o ensino entre os alunos da rede pública e particular de ensino? Haverá investimento no setor público: na qualificação profissional, no reconhecimento do professor e na estruturação tecnológica para os alunos acompanharem a evolução das informações?

📚 Governo e Educação

As esferas Municipal, Estadual e Federal caminham juntas para dar mais qualidade de ensino? O que essa pandemia mostrou para o Brasil, quanto aos investimentos no setor? Os investimentos para 2022 que vem serão menores, de acordo com dados do orçamento da União. Em que isso vai impactar?

📚 Ensino à Distância

Essa modalidade é bem vista por parte dos educadores e agentes públicos. Haverá um ganho maior a partir de agora, já que foi a única saída encontrada para dar sequência às aulas durante a pandemia? Será que realmente funciona? Quais os graus educacionais em que ela pode ser melhor aplicada? Ensinos Infantil e Fundamental conseguem ter EAD?

📚 Lições e Futuro

O que isso nos ensinou? O que esperar daqui para frente? A Educação realmente é a saída para diminuir a desigualdade?



🔊 Tem filhos nessa situação e conhece quem se interessaria pelas reportagens? Compartilhe!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...