Notícias

Entenda o processo de criação e produção de um especial da Rádio Aparecida

Escrito por Rádio Aparecida

29 ABR 2021 - 13H06 (Atualizada em 04 JAN 2022 - 13H38)




A equipe de produção da Rádio Aparecida prepara para os ouvintes, devotos da Mãe Aparecida, conteúdos especiais voltados à informação, formação, evangelização e entretenimento.

Através do ouvir, conhecimentos são difundidos com a qualidade exemplar da Rádio Aparecida, e que devem ser ouvidos e compartilhados quantas vezes o ouvinte quiser, devido à excelência da preparação, produção e finalização do produto radiofônico.

Especial Padre Zezinho “Um Certo José”

A12
A12



A produção traz a vida de Padre Zezinho, com depoimentos de amigos próximos, suas obras literárias, a família, a infância, a vocação religiosa, inspiração musical e a relação do padre com a Rádio Aparecida.





Marcos Fortes é produtor da Rádio Aparecida e foi o responsável pela criação e produção desse especial. Saiba como foi o processo para ele:

A12: Conta pra gente, como se decide o tema de um especial da equipe de produção da Rádio?

Marcos Fortes: As demandas da produção da Rádio Aparecida são apresentadas nas reuniões de pauta, realizadas no mínimo duas vezes por mês, com os produtores, estagiários e o nosso coordenador de produção Marcelo Pacífico.

Os temas especiais, na maioria das vezes, são decididos entre os diretores e coordenação, e depois, repassados aos produtores, porém, os produtores também tem a liberdade de apresentar ideias de conteúdo, que por sua vez, faz o caminho inverso até a aprovação dos diretores.

A12: Qual o próximo passo?

M.F: A produção dos nossos conteúdos passa por alguns pontos fundamentais, como por exemplo: a escolha dos personagens que irão compor o projeto, agendamento do estúdio, gravação, decoupagem, edição, aprovação e finalização.

:: Use o Soundcloud para ouvir os podcasts da Rádio Aparecida

A12: Há dificuldades nesse processo?

M.F: A Rádio Aparecida possui entre equipamentos e mão de obra especializada, uma grande credibilidade, o que favorece o processo de produção em relação aos contatos, artistas, apresentadores, religiosos ou não. Porém, o grande desafio de produzir um conteúdo midiático hoje, é pensar também nos meios de veiculação, não apenas para o rádio, mas que possa ser difundido em outros meios de comunicação.

A12: Você fez um especial sobre o Padre Zezinho. Por que falar sobre ele?

M.F: A vontade de produzir este conteúdo especial para a Rádio Aparecida sobre o “Padre Zezinho, Um Certo José”, nasceu em maio de 2019. O Padre Zezinho sempre foi um parceiro fiel desde sempre, porém, não tínhamos um material audiovisual específico dele vinculado a Rádio Aparecida. Após aprovado o projeto, decidimos então que no seu aniversário, no dia 8 de junho, quando completaria 78 anos de idade, faríamos uma homenagem a ele, e que este material seria um registro marcante para a história da Rádio Aparecida.

:: 3 podcasts sobre a Igreja e suas realidades

A12: O que mais te chamou a atenção enquanto preparava esse conteúdo?

M.F: Eu nunca imaginei que um dia teria a oportunidade de produzir um especial sobre o Padre Zezinho, ainda mais com ele presente. Conheço suas músicas desde criança, e acredito que muitos dos nossos ouvintes também. Seu modo de falar, sempre fiel ao evangelho e a Igreja, mostra que a sua humildade e a sua verdade tem um alicerce. Este título, “Um Certo José”, foi pensado em alusão a uma de suas músicas mais conhecidas, “Um Certo Galileu”, composição que apresenta alguns episódios marcantes da vida de Jesus, e desta mesma forma, queríamos que ele, Padre Zezinho, contasse pra gente alguns episódios marcantes de sua vida. E foi maravilhoso ouvir os depoimentos deste que é considerado o grande catequista do Brasil.

A12: Sobre esse especial, qual é o ensinamento que você quis trazer para os ouvintes?

M.F: O Padre Zezinho é um sacerdote digno de homenagens, por tudo que escreveu, cantou, ensinou e ensina até hoje. Com a sua vida, ele nos ensina sobre o convite de Jesus: “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 15,16). Este também, um dos pilares da Rede Aparecida de Comunicação.


🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...