Notícias

#Semana da Mulher: aprenda a ser mais uma empreendedora feminina!

Escrito por Beatriz Nery

08 MAR 2021 - 15H08 (Atualizada em 12 MAR 2021 - 12H03)

A Rádio Aparecida valoriza a Semana Internacional da Mulher, de 8 a 12 de março, com entrevistas pertinentes sobre esse tema, que buscam transformar as ouvintes que acompanharão de suas casas pelo rádio, pelo site e pelo aplicativo.

11 de março

Apesar dos desafios de ocupar o empreendedorismo feminino, um espaço historicamente masculino, as empreendedoras estão alcançando os homens e derrubando barreiras ano após ano. Os números mostram como está em crescimento no Brasil as mulheres empresárias: já são 24 milhões.



Elaine Pinheiro, diretora e presidente da Humani-TI fala sobre esse assunto com a Rádio Aparecida:

- O que é o empreendedorismo feminino?

É a força da mulher a frente dos negócios, em empresas e organizações no Brasil. É um meio de buscar igualdade de gênero economicamente falando.

- Qual a importância do empreendedorismo feminino no Brasil?

No Brasil, as mulheres ganham 25% a menos do que os homens. Diante da chefia de grande parte das famílias brasileiras serem de mulheres, o empreendedorismo vem como oportunidade para sair do lugar de conforto diante de sua renda.


Ouça o podcast completo:


a12 · Rádio Aparecida #Semana da Mulher: Empreendedorismo Feminino

Neste mesmo dia, a esteticista Bárbara Alves falou com as ouvintes sobre autocuidado, auto estima e cuidados com a beleza


10 de março


Dr. Carlos Eduardo, psicólogo

Está na menopausa? Cuide de sua saúde mental!

Independente da idade, a mulher precisa manter sua saúde em dia, mas com a chegada da menopausa é preciso cuidar da área hormonal e também da saúde mental. Carlos Eduardo Soares, psicólogo parceiro da Rádio Aparecida, fala desse momento importante da vida da mulher:

- Como fica a saúde mental da mulher nesse período? 

As alterações de hormônio causam mudanças em todo o corpo: problemas de sono, ansiedade e humor alterado são umas das situações que a mulher irá passar.

- Além dessa fase da vida, as mulheres precisam lidar com a aposentadoria e síndrome do ninho vazio. Esses fatores podem agravar a saúde mental da mulher?

Sim, pois a rotina agitada muda e os filhos não estão mais em casa, a mulher começa a se sentir sem utilidade. É preciso cuidar disso para não agravar problemas como solidão e depressão.

Ouça mais no podcast abaixo: 

Neste mesmo dia, a educadora física Gabriele Venâncio fala sobre como a mulher deve e precisa manter uma rotina de exercícios durante a pandemia:


9 de março

O que é feminicídio?

O feminicídio é o homicídio praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher. O termo ganhou destaque em 2015 quando foi sancionado no Brasil a Lei do Feminicídio.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica aplicada apontam que a cada uma hora e meia um feminicídio é cometido no Brasil. O país é o quinto em maior número de casos de feminicídio.

Divulgação/Rádio Aparecida
Divulgação/Rádio Aparecida
Dra. Ana Maria Serafim, presidente da (OAB) de Aparecida.

Durante a pandemia do novo coronavírus os casos cresceram 22% em março e abril de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.

Segundo a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Aparecida, Dra. Ana Maria Seraphim, explicou que segundo a lei, para ser considerado feminicídio, as situações devem envolver violência doméstica e familiar ou discriminação à condição de mulher.

Tipos de Feminicídio

➨ Violência doméstica;

Misoginia e discriminação de gênero, que podem incluir violência sexual e física.

Misoginia = Palavra que tem por definição o ódio às mulheres.

Objetivos da Lei do Feminicídio

A Lei do Feminicídio foi criada para reprimir a violência contra a mulher. Segundo Ana Maria Seraphim a Lei Maria da Penha contribuiu muito para combater a violência contra a mulher e resultou da Lei do Feminicídio para penalizar com mais rigor estes casos.


Ouça o podcast na íntegra:


No mesmo dia, a ginecologista Fabíola Mayella esteve nos estúdios falando sobre a saúde da mulher: 


8 de março


Dr. Rodrigo Renee, ginecologista

O ginecologista Dr. Rodrigo Renee tira dúvidas a respeito da saúde da mulher:

- Quais os principais cuidados que as mulheres devem tomar diante de sua saúde?

Faça exercícios regulares e combata a obesidade, não fume, tenha uma alimentação balanceada e procure médicos para check-up regular.

- É importante que as mulheres conheçam o próprio corpo?

Sim, é preciso cuidar de algo que conheçamos e quebrar os paradigmas sociais, culturais e religiosos e cuidar de seu autoconhecimento corporal.

- Quais os cuidados devemos tomar com as mudanças do corpo feminino na puberdade?

É um turbilhão hormonal que chega nesse período que o corpo passa da infância para a fase adulta, em que adquire a capacidade de reprodução. A menina desenvolve as mamas, ocorre o crescimento dos pelos pubianos e a primeira menstruação, a menarca. Tudo pode acontecer entre dois anos e dois anos e meio.

- Com qual idade e com qual frequência se deve iniciar o acompanhamento ginecológico?

A consulta com o ginecologista deve iniciar a partir do momento que surge dúvidas entre as meninas e mães para informações iniciais. É preciso consultar-se com o ginecologista para exames prevenir o câncer de mama, de colo de útero e cólon do intestino.

Ouça o podcast na íntegra:


No mesmo dia, a psicoterapeuta Maria Antônia participou de entrevista sobre saúde mental da mulher:


🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...