#Semana da Mulher: aprenda a ser mais uma empreendedora feminina!

A Rádio Aparecida valoriza a Semana Internacional da Mulher, de 8 a 12 de março, com entrevistas pertinentes sobre esse tema, que buscam transformar as ouvintes que acompanharão de suas casas pelo rádio, pelo site e pelo aplicativo.
11 de março
Apesar dos desafios de ocupar o empreendedorismo feminino, um espaço historicamente masculino, as empreendedoras estão alcançando os homens e derrubando barreiras ano após ano. Os números mostram como está em crescimento no Brasil as mulheres empresárias: já são 24 milhões.

Elaine Pinheiro, diretora e presidente da Humani-TI fala sobre esse assunto com a Rádio Aparecida:
- O que é o empreendedorismo feminino?
É a força da mulher a frente dos negócios, em empresas e organizações no Brasil. É um meio de buscar igualdade de gênero economicamente falando.
- Qual a importância do empreendedorismo feminino no Brasil?
No Brasil, as mulheres ganham 25% a menos do que os homens. Diante da chefia de grande parte das famílias brasileiras serem de mulheres, o empreendedorismo vem como oportunidade para sair do lugar de conforto diante de sua renda.
Ouça o podcast completo:
a12 · Rádio Aparecida #Semana da Mulher: Empreendedorismo Feminino
Neste mesmo dia, a esteticista Bárbara Alves falou com as ouvintes sobre autocuidado, auto estima e cuidados com a beleza:
10 de março

Dr. Carlos Eduardo, psicólogo
Está na menopausa? Cuide de sua saúde mental!
Independente da idade, a mulher precisa manter sua saúde em dia, mas com a chegada da menopausa é preciso cuidar da área hormonal e também da saúde mental. Carlos Eduardo Soares, psicólogo parceiro da Rádio Aparecida, fala desse momento importante da vida da mulher:
- Como fica a saúde mental da mulher nesse período?
As alterações de hormônio causam mudanças em todo o corpo: problemas de sono, ansiedade e humor alterado são umas das situações que a mulher irá passar.
- Além dessa fase da vida, as mulheres precisam lidar com a aposentadoria e síndrome do ninho vazio. Esses fatores podem agravar a saúde mental da mulher?
Sim, pois a rotina agitada muda e os filhos não estão mais em casa, a mulher começa a se sentir sem utilidade. É preciso cuidar disso para não agravar problemas como solidão e depressão.
Ouça mais no podcast abaixo:
Neste mesmo dia, a educadora física Gabriele Venâncio fala sobre como a mulher deve e precisa manter uma rotina de exercícios durante a pandemia:
9 de março
O que é feminicídio?
O feminicídio é o homicídio praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher. O termo ganhou destaque em 2015 quando foi sancionado no Brasil a Lei do Feminicídio.
Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica aplicada apontam que a cada uma hora e meia um feminicídio é cometido no Brasil. O país é o quinto em maior número de casos de feminicídio.

Dra. Ana Maria Serafim, presidente da (OAB) de Aparecida.
Durante a pandemia do novo coronavírus os casos cresceram 22% em março e abril de 2020 em relação ao mesmo período de 2019.
Segundo a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Aparecida, Dra. Ana Maria Seraphim, explicou que segundo a lei, para ser considerado feminicídio, as situações devem envolver violência doméstica e familiar ou discriminação à condição de mulher.
Tipos de Feminicídio
➨ Violência doméstica;
➨ Misoginia e discriminação de gênero, que podem incluir violência sexual e física.
↪ Misoginia = Palavra que tem por definição o ódio às mulheres.
Objetivos da Lei do Feminicídio
A Lei do Feminicídio foi criada para reprimir a violência contra a mulher. Segundo Ana Maria Seraphim a Lei Maria da Penha contribuiu muito para combater a violência contra a mulher e resultou da Lei do Feminicídio para penalizar com mais rigor estes casos.
Ouça o podcast na íntegra:
No mesmo dia, a ginecologista Fabíola Mayella esteve nos estúdios falando sobre a saúde da mulher:
8 de março

Dr. Rodrigo Renee, ginecologista
O ginecologista Dr. Rodrigo Renee tira dúvidas a respeito da saúde da mulher:
- Quais os principais cuidados que as mulheres devem tomar diante de sua saúde?
Faça exercícios regulares e combata a obesidade, não fume, tenha uma alimentação balanceada e procure médicos para check-up regular.
- É importante que as mulheres conheçam o próprio corpo?
Sim, é preciso cuidar de algo que conheçamos e quebrar os paradigmas sociais, culturais e religiosos e cuidar de seu autoconhecimento corporal.
- Quais os cuidados devemos tomar com as mudanças do corpo feminino na puberdade?
É um turbilhão hormonal que chega nesse período que o corpo passa da infância para a fase adulta, em que adquire a capacidade de reprodução. A menina desenvolve as mamas, ocorre o crescimento dos pelos pubianos e a primeira menstruação, a menarca. Tudo pode acontecer entre dois anos e dois anos e meio.
- Com qual idade e com qual frequência se deve iniciar o acompanhamento ginecológico?
A consulta com o ginecologista deve iniciar a partir do momento que surge dúvidas entre as meninas e mães para informações iniciais. É preciso consultar-se com o ginecologista para exames prevenir o câncer de mama, de colo de útero e cólon do intestino.
No mesmo dia, a psicoterapeuta Maria Antônia participou de entrevista sobre saúde mental da mulher:
🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos e ouça mais conteúdos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Grupo Boca Livre é homenageado na Rádio Aparecida
Banda que já fez trabalhos com Os Mutantes, Hermeto Pascoal e outros é relembrada em quadro musical da Rádio Aparecida

Rádio Aparecida enaltece novos talentos da MPB
Ouça os novos sucessos da MPB no podcast musical da Rádio Aparecida!

Senado vai instalar CPI da Pandemia a pedido da STF
Pacheco avaliou, no entanto, que a decisão foi "equivocada" e que a comissão poderá ser usada como "palanque político" para as eleições de 2022.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.