Quais emoções estão ocupando o seu dia a dia? Raiva, tristeza e medo? Essas sensações, muitas vezes vistas como negativas, na verdade, trazem mensagens importantes. A raiva pode ser um alerta de que algo não está certo. A tristeza, embora difícil, nos ajuda a processar perdas e seguir em frente. E o medo? Ele nos prepara para enfrentar desafios e evita que nos coloquemos em situações de risco.
O segredo está em acolher essas emoções, escutá-las com carinho e sem julgamentos. Como reflete a psicóloga Fernanda Zanin, no quadro Diálogos da Mente, reconhecer e acolher o que sentimos é um passo essencial para a saúde emocional: é dar voz às nossas emoções, sem culpa ou pressão.
Quando essas emoções se acumulam, pode surgir um cansaço que vai além do corpo, um esgotamento da alma, que paralisa e tira a vontade de seguir. Esse é o sinal de que é hora de parar, respirar e desacelerar. Cuidar da mente com amor, buscar descanso, conversar com alguém de confiança ou dedicar-se a algo que nos dê prazer são pequenas atitudes que renovam e fortalecem nossa saúde mental.
Acolher as emoções, respeitar seus limites e cuidar da alma faz toda a diferença para viver melhor. E hoje, que tal começar esse cuidado por você?
Uma nova perspectiva de vida no CAS São Clemente
No CAS São Clemente, a jovem Jaqueline Sandra encontra no programa SOS Família e nas oficinas novas oportunidades para transformar sua trajetória.
3º Domingo do Advento: Oração da Alegria
Guiados por Maria, acolhamos com fé a alegria que vem de Jesus e deixemos que ela renove nossa esperança. Rezemos juntos!
Música Brasileira: A Era dos Festivais
Os festivais revelaram talentos, marcaram gerações e ajudaram a construir aquilo que entendemos hoje como a grande música popular brasileira.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.