Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 25 JUL 2019 - 10H17

Existe pecado que Deus não perdoa?


Leia MaisUso de água benta é considerado superstição?O que são as Igrejas Ortodoxas?O que é o dogma da 'infalibilidade pontifícia'?São Pedro era casado quando Jesus o conheceu?Uma ouvinte da Rádio Aparecida enviou uma pergunta para ser respondida no quadro "Religião também se aprende". Em sua pergunta, ela quer entender duas passagens bíblicas que falam de pecado:

"Jesus diz que o pecado contra o Espírito Santo não será perdoado, nem neste mundo e nem no outro." (Mt 12,31-32)

"Há pecado que é para a morte" (I Jo 5,16-17)

A ouvinte quer saber:

"Existe pecado que Deus não perdoa, nem mesmo se nos arrependermos?"

O padre Lucas Emanuel, missionário redentorista, explica que as duas passagens bíblicas trazem duas figuras: o pecado e o Espírito. São duas coisas opostas, pois quando pecamos, estamos agindo contra o Espírito, ou seja, negando a ação do Espírito Santo em nós.

Ouça a explicação completa:

Dizer que o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão é uma maneira que o escritor sagrado encontra para nos dizer que precisamos dar espaço para que o Espírito Santo aja entre nós e a partir de nós. É isso que Jesus quer: agir em nós, por meio de seu Espírito Santo.

O não perdoar-se por agir contra o Espírito Santo é uma atitude nossa: somos nós que não nos perdoamos, porque não estamos dando oportunidade para que o Espírito Santo aja em nós.

Pecar contra o Espírito é pecar contra a vida e o amor. Dizer que "não tem perdão" é dizer que precisamos respeitar a vida e o amor, pois ferindo esses valores, estaremos ferindo a nós mesmos e ao próprio Deus. Afinal, Deus é Amor e, se somos Seus filhos e filhas, deveríamos agir também pelo amor, com amor e sempre em favor da vida.

O problema não está com Deus; está conosco. Deus é misericordioso e não se cansa de nos perdoar nunca. Falta, de nossa parte, o compromisso com Ele. Deus perdoa sempre que encontra um coração arrependido.

Precisamos aprender com os nossos erros e cuidar para que a vida e o amor sejam valores cotidianos e nos ajudem a continuar construindo o Reino de Deus entre nós. Um pecado só não tem perdão se não houver arrependimento.

:: O que faço se eu esquecer um pecado durante a confissão?

🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos essa dúvida religiosa!

Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.