Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Notícias

Existe pecado que Deus não perdoa?

Escrito por Rádio Aparecida

04 JUL 2025 - 12H00

New Africa/Shutterstock

Existe pecado que Deus não perdoa, nem mesmo se nos arrependermos?

Uma ouvinte da Rádio Aparecida enviou a pergunta para ser respondida no quadro "Religião também se aprende". Ela deseja entender duas passagens bíblicas que falam de pecado:

"Jesus diz que o pecado contra o Espírito Santo não será perdoado,
nem neste mundo e nem no outro." (
Mt 12,31-32)

"Há pecado que é para a morte" (I Jo 5,16-17)

O Padre Lucas Emanuel, C.Ss.R., explica que as duas passagens bíblicas trazem duas figuras: o pecado e o Espírito. 

São duas coisas opostas, pois quando pecamos, estamos agindo contra o Espírito, ou seja, negando a ação do Espírito Santo em nós. 

Dizer que o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão é uma maneira que o escritor sagrado encontra para nos dizer que precisamos dar espaço para que o Espírito Santo aja entre nós e a partir de nós. É isso que Jesus quer: agir em nós, por meio de seu Espírito Santo.

O não se perdoar por agir contra o Espírito Santo é uma atitude nossa: somos nós que não nos perdoamos, porque não estamos dando oportunidade para que o Espírito Santo aja em nós.

Pecar contra o Espírito é pecar contra a vida e o amor. Dizer que "não tem perdão" é dizer que precisamos respeitar a vida e o amor, pois ferindo esses valores, estaremos ferindo a nós mesmos e ao próprio Deus. Afinal, Deus é Amor e, se somos Seus filhos e filhas, deveríamos agir também pelo amor, com amor e sempre em favor da vida.

O problema não está com Deus; está conosco. Deus é misericordioso e não se cansa de nos perdoar nunca. Falta, de nossa parte, o compromisso com Ele. Deus perdoa sempre que encontra um coração arrependido.

Precisamos aprender com os nossos erros e cuidar para que a vida e o amor sejam valores cotidianos e nos ajudem a continuar construindo o Reino de Deus entre nós. Um pecado só não tem perdão se não houver arrependimento.

Ouça, com mais detalhes, a explicação do Missionário Redentorista!

:: Tire mais dúvidas religiosas clicando aqui!

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Em respeito à sua privacidade, buscamos tratar os seus dados pessoais com segurança e transparência. Ao preencher o formulário acima, você concorda com o tratamento de seus dados pelo grupo Santuário Nacional e Rede Aparecida de Comunicação. Os dados pessoais serão utilizados apenas identificação e relacionamento. Ao não selecionar essa opção, você receberá apenas informações relacionadas a esta página. Para mais informações e exercer os seus direitos enquanto titular de dados, consulte a nosso Aviso de Privacidade ou entre em contato com nosso canal privacidade@santuarionacional.com.

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...