Notícias

Farmácias estão autorizadas a fazer mais de 40 tipos de exames

Desde o início de agosto, população tem mais opções para realizar testes clínicos

Escrito por Rádio Aparecida

15 AGO 2023 - 15H53 (Atualizada em 16 AGO 2023 - 08H00)

Photoroyalty/shutterstock

A atualização das normas para coleta de exames e análises diagnósticas de doenças, válida desde o dia 1º de agosto, permite agora que farmácias e consultórios independentes realizem exames clínicos em uma única etapa destinados a triagem.

A farmacêutica responsável pela Clínica Farma Nissei, Priscila Cunha comenta que a lista de exames aumentou para 47 tipos abrangendo exames, como por exemplo, o antígeno NS1, para triagem da dengue.

“Com RDC 786, os estabelecimentos de farmácias têm um leque de serviços farmacêuticos que podemos oferecer a população no formato de atenção primária, como forma de triagem do paciente, o direcionamento dele para o médico e o tratamento. Lógico que o diagnóstico é somente realizado pela profissional médica, então nós fazemos os exames no formato de triagem e direcionamos os pacientes sempre necessário.”

A farmacêutica ainda destaca que um dos principais benefícios da realização de exames de análises clínicas em farmácias é a otimização do tempo.

“O grande benefício desses testes rápidos para a população é que ela pode se beneficiar dele de forma de otimizar o seu tempo. Nem todos têm o tempo de ir tentar longas filas pela manhã e unidades de saúde com atendimento particular, então é um benefício muito grande para atender a todos.”

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ressalta que os resultados desses testes não devem ser empregados isoladamente para tomar decisões médicas e devem ser utilizados apenas como uma primeira avaliação.

:: Fique bem informado com as notícias do Brasil e do mundo com o Notícias em 30 na programação da Rádio Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...