Por Rádio Aparecida Em Notícias Atualizada em 26 FEV 2020 - 12H15

Enchentes: por que acontecem e como solucioná-las?




Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:

No verão, o problema das enchentes passou a ser algo comum na vida da população de algumas cidades brasileiras. Entre os meses de dezembro e janeiro, os noticiários são tomados por problemas causados com a elevação dos cursos da água e as inundações de casas e ruas, desencadeando uma série de tragédias, que quase sempre poderiam ser evitadas.

Bruna Rodrigues, engenheira ambiental e sanitarista, explica porque as enchentes ocorrem e se é possível combatê-las. As ocorrências das enchentes podem ser separadas em dois tipos de causas principais:

Causas naturais

Os rios perenes, isso é, aqueles que nunca secam durante o ano, costumam ter dois tipos de leito: um menor e principal por onde a água corre durante a maior parte do tempo e o maior e complementar, que é inundado apenas em períodos de cheia.

Essa manifestação é mais comum em áreas planas, também chamadas de planícies de inundação. Eventualmente, dependendo do curso da água e das condições meteorológicas no local, o leito maior inundado provoca as cheias em sua área.

Às vezes essas áreas que abrangem o leito maior são contempladas por moradias que podem ser prejudicadas por essas cheias, por isso é importante respeitar as áreas de APP (áreas de preservação permanente) que podem evitar esses tipos de inundação e preservar áreas de grande importância ambiental.

Causas antrópicas

São causadas pela interferência humana sobre os cursos da água e pode provocar enchentes e inundações que podem ocorrer de várias maneiras.

Em casos extremos, tem as situações relacionadas ao rompimento de diques e barragens, que pode causar sérios danos à sociedade. São questões atreladas ao mau uso dos espaços urbanos, como por exemplo a falta de equipamento, de drenagem e também lixo dispostos nas bocas de lobo.


Medidas eficazes contra as enchentes

Ouça o podcast ou, se preferir, leia a matéria:

As enchentes nada mais são do que fenômenos naturais que podem ser agravados pelas ações humanas no espaço urbanoA elevação do curso da água está entre as principais notícias transmitidas pela imprensa, já que o problema assume proporções gigantescas e desencadeia uma série de tragédias.

Dentre os principais fatores responsáveis pelo surgimento das enchentes está o aumento da poluição na cidade, tanto por falta da consciência ambiental dos habitantes, quanto pela ausência de medidas públicas que incentivam as empresas e os moradores a cumprir com seus deveres.

Ouça como reverter os efeitos das enchentes:


Por que acontecem os deslizamentos de terra?

Os fatores que facilitam e intensificam esses fenômenos vem do desmatamento de encostas e a ocupação irregular em morros. Esses são considerados fatores de risco para os deslizamentos.

Desmatamento de encostas

A vegetação costuma amenizar o impacto da chuva, já que suas raízes ajudam a estabilizar o solo, mas nem todo tipo de planta ajuda: as bananeiras tem raízes fracas e os troncos muito pesados, que causam muito estrago quando caem.

O segundo fator é que a forma como o solo se organiza influencia no deslizamento: quanto mais compacto o solo mais seguro ele tende a ser. Os terrenos argilosos, portanto, tem uma vantagem maior sobre os terrenos arenosos.

Outro fator que pode proteger ou condenar um terreno é inclinação. A maioria das tragédias ocorre em encostas com um ângulo mais ou menos de 20 a 35 graus.

Ocupação irregular

As construções vão eliminando a cobertura vegetal da área, pois a terra extraída para plainar o morro na área habitada geralmente é jogada para baixo e fica solta. Ou seja, as vilas criadas nas encostas criam lacunas que podem canalizar e intensificar esses deslizamentos.


O que mudar nas cidades para minimizar enchentes?

É difícil existir uma fórmula mágica para evitar os alagamentos, mas algumas mudanças na estrutura dos grandes centros urbanos podem minimizar o efeito do excesso de água.

O desafio principal é encontrar uma alternativa para evitar a impermeabilização do solo e o assoreamento dos rios, que nada mais é do que o acúmulo de detritos que causam a redução da profundidade da vazão da água.

Essas são outras formas:

Alta ocupação da população em áreas de mananciais: esse tipo de ocupação causa diversos danos para cidade, pois além da poluição direta, são responsáveis também por grande parte dos assoreamentos dos rios e a redução da camada vegetal.

A falta de áreas verdes: é um dos principais fatores que possibilitam a ocorrência de enchentes. Com locais arborizados, diminui o processo de impermeabilização, gerando maior capacidade de infiltração da água da chuva, diferente das áreas cimentada,s onde a água não consegue infiltrar e acaba escorrendo.


🔊 Gostou desse podcast? Compartilhe com os amigos!
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...