No Diálogos da Mente desta semana, a psicóloga Fernanda Zanin aborda o tema hiperconectividade e saúde mental. A reflexão traz a tecnologia como uma ferramenta facilitadora para os dias atuais, porém, seu uso excessivo pode gerar efeitos negativos à saúde mental, despertando gatilhos e às vezes até inibindo o usuário a viver importantes momentos fora das telas.
O que é Hiperconectividade? Ela refere-se ao uso excessivo de dispositivos móveis, redes sociais e outras tecnologias digitais, mantendo as pessoas constantemente conectadas. Comportamentos como checar o celular ao acordar, passar horas nas redes sociais ou assistir a séries enquanto navega no celular são exemplos desse fenômeno, presente em todas as faixas etárias e perfis profissionais.
Para equilibrar o uso da tecnologia é recomendado estabelecer limites, reservar momentos de desconexão, desativar notificações e priorizar atividades presenciais. A tecnologia deve servir como ferramenta para a vida, e não a controlar, como destaca no Podcast a psicóloga.
"Cultivar hábitos equilibrados entre o online e o offline contribui para a saúde mental e permite aproveitar melhor os momentos importantes que acontecem na vida real"
Uma nova perspectiva de vida no CAS São Clemente
No CAS São Clemente, a jovem Jaqueline Sandra encontra no programa SOS Família e nas oficinas novas oportunidades para transformar sua trajetória.
3º Domingo do Advento: Oração da Alegria
Guiados por Maria, acolhamos com fé a alegria que vem de Jesus e deixemos que ela renove nossa esperança. Rezemos juntos!
Música Brasileira: A Era dos Festivais
Os festivais revelaram talentos, marcaram gerações e ajudaram a construir aquilo que entendemos hoje como a grande música popular brasileira.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.