O Exército Brasileiro declarou que a perícia da Polícia Federal (PF) não encontrou indícios de que houve invasão de garimpeiros e nem conflito com índios nas terras do povo Wajãpi, no Amapá. A situação foi denunciada pelos indígenas a autoridades policiais no fim de semana. O cacique Emyra Wajãpi teria sido assassinado por garimpeiros. O conselho das aldeias Wajãpi também demonstrou preocupação e disse que a situação é de medo no local.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Polícia Militar (PM) do Amapá confirmaram que um cacique foi morto na região na última semana. A invasão de terras indígenas do povo Wajãpi por garimpeiros e a morte do indígena são investigadas pelo Ministério Público Federal (MPF), pela Funai e pela PF.
A situação também repercute em outras esferas. A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), primeira mulher indígena a ocupar uma cadeira no congresso, está acompanhando a situação. Segundo ela, é preciso que haja uma séria apuração para o caso.
Na parte superior da página (logo abaixo do título) clique no botão do WhatsApp ou das demais redes sociais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.