A Campanha da Fraternidade é realizada todos os anos no tempo da Quaresma.
A iniciativa proposta pela CNBB, auxilia na busca de transformação através de uma realidade que se apresenta para ser refletida, meditada e rezada. Neste ano, o tema escolhido foi “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”.
Para aprofundar este tema, a Rádio Aparecida e Rede Aparecida de Rádio, trazem o Jornal Fraternidade, dedicado a revelar o que representa a campanha deste ano e como esse tema deve impactar a todos os católicos neste período quaresmal.
Entre os convidados do jornal especial, Padre Dário Bossi, assessor para a Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da CNBB; Padre Moisés Júnior, Assessor da Campanha da Fraternidade da Arquidiocese de Aparecida e Washington Agueda, engenheiro agrônomo e coordenador da Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Aparecida. O jornal contou ainda com a participação do Padre Jean Poul Hansen, coordenador do setor de Campanhas da CNBB e Dom Leonardo Steiner, Cardeal Arcebispo de Manaus.

A Campanha da Fraternidade teve início em 1961 quando três padres que trabalhavam na Cáritas Brasileira planejaram uma campanha de arrecadação de recursos para financiar as atividades assistenciais da instituição.
A iniciativa foi realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962 na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Devido ao bom êxito da experiência, no ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste também realizaram a campanha em suas comunidades. E assim o projeto foi crescendo, alcançando os estados de outras regiões do país.
Ao longo dos 61 anos de Campanha da Fraternidade, a Ecologia já foi escolhida como tema por 8 vezes. Não à toa, pois este é um tema pertinente a ser refletido pela sociedade e principalmente pelos cristãos, já que a Terra e a vida nos foram dadas pelo Criador.
:: Quer saber mais sobre o assunto acesse A12.com/economiaeecologiaintegral para ouvir podcast especial
Casa do Pequeno: um farol de esperança e formação para o futuro
Segundo a assistente social Bruna Gonçalves, a reinauguração da Casa do Pequeno amplia o acolhimento, com mais segurança e acessibilidade aos usuários.
Festa de São Benedito promove primeiro Concurso Literário
Confira as novidades da Festa de São Benedito de Aparecida 2026, em destaque o 1º Concurso Literário e a Exposição Histórica.
Uma nova perspectiva de vida no CAS São Clemente
No CAS São Clemente, a jovem Jaqueline Sandra encontra no programa SOS Família e nas oficinas novas oportunidades para transformar sua trajetória.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.