Notícias

Jornalismo homenageia os 70 anos da Rádio Aparecida

Escrito por Rádio Aparecida

06 SET 2021 - 07H00 (Atualizada em 08 SET 2021 - 16H39)

Youtube Rádio Aparecida

O jornalismo da Rádio Aparecida, no Notícias em 30, celebra os 70 anos da Rádio Aparecida com um especial que homenageia esses anos de história, que envolvem evangelização, formação, boa música e informação, além de comemorar os aniversários do Portal A12, TV Aparecida e Jornal Santuário.

A reportagem foi feita por todos os jornalistas e os trabalhos técnicos são de Marcos Prado.

Devoção e carinho dos ouvintes

Para levar o Evangelho a todos os cantos do Brasil, há 70 anos entrava no ar a Rádio Aparecida. Com empenho dos missionários redentoristas, uma longa trajetória de conquistas, formação e informação teve a emissora, através de grandes nomes, como Padre Vitor Coelho de Almeida, que entrou nos lares e nos corações de muitos brasileiros, se tornando parte da história de uma nação. 

Cada ouvinte, com um carinho especial, traz consigo um pedaço da Rádio de Nossa Senhora e, de geração em geração, formam pessoas mais humanas através do meio de comunicação.

Acompanhe o especial abaixo:


Vocação dos Missionários Redentoristas

A afinidade dos Missionários Redentoristas com a comunicação não é de hoje. Essa história já vem de mais de 100 anos, com a criação da Editora Santuário, com um objetivo pastoral claro: facilitar, por meio da imprensa, a evangelização, principalmente dos mais pobres e, a cada dia, está mais presente nos lares brasileiros. 

A fundação da Editora liga-se ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, unindo a fé do peregrino com um veículo de comunicação. Aí nasceu o Jornal Santuário de Aparecida, que em todo este tempo, nunca deixou de ser impresso.

Acompanhe a segunda parte do especial:


Rádio e prestação de serviço

Assim como para a dona Lazarina de Fátima, o rádio, para muitas pessoas, é como uma companhia diária. Desde sua criação, ele caiu no gosto popular e até hoje é um dos meios de comunicação mais presente nos lares brasileiros

E quem nunca guardou na memória uma música, uma vinheta ou um bordão repetidos no rádio?

Acompanhe a terceira parte do especial e descubra:


Trabalho do jornalismo na pandemia

Tendo como base a informação com credibilidade, o Jornalismo da Rede Aparecida de Rádio desenvolveu um árduo trabalho durante a pandemia do novo coronavírusTravando uma luta contra as fake news e o negacionismo, a comunicação teve um papel fundamental para conscientizar a população sobre o uso correto da máscara, do álcool em gel, do distanciamento social e a importância de uma vacina. 

Inúmeras reportagens, especiais e jornais são realizados diariamente, e trazem à população o esclarecimento embasado nos relatos científicos.

Acompanhe a quarta parte do especial e conheça:

Rede Aparecida de Rádio

A Rádio Aparecida nasceu sem conseguir atingir com qualidade até mesmo às cidades vizinhas. Foi só na década de 90 que um dos passos mais importantes foi dado: acontece a primeira transmissão via satélite, que possibilitou a criação de uma rede de rádios parceiras.

De lá para cá, a Rede Aparecida de Rádio gera diversos conteúdos religiosos, jornalísticos e de entretenimento de excelência para outras emissoras católicas do país. A Rádio América, em Uberlândia (MG), está há 25 anos nesta parceria, como nos conta o gerente geral da emissora, Ismael Carvalho.

Acompanhe a quinta parte do especial:


Portal A12 

O A12 é um veículo de comunicação web que reúne conteúdos que visam a evangelização. Por meio dele, é possível encontrar notícias da Igreja Católica, do Santuário Nacional, Editora Santuário, Rádio e TV Aparecida e sobre a Congregação dos Missionários Redentoristas.

11 anos no ar e com mais de 50 milhões de acessos por ano, o Portal A12 desempenha um papel muito importante na vida do internauta, sempre levando informações com credibilidadeEspecialmente no momento em que estamos vivendo durante a pandemia, isso é fundamental.  

Acompanhe a sexta parte do especial:


TV Aparecida

Com mais de 50 anos de história na comunicação pelas ondas da Rádio Aparecida, os Missionários Redentoristas da unidade de São Paulo realizavam um sonho: trazer, em imagens, o Santuário Nacional para mais perto dos devotos de Nossa Senhora.

Foi então que, em 8 de setembro de 2005, entrava no ar a TV AparecidaO canal de Nossa Senhora não nasceu por acaso. Foi sonhado há pelo menos 40 anos pelos Missionários Redentoristas, entre eles, o Pe. Vítor Coelho de Almeida.

Anotações relativas à Rádio Aparecida, de 1965 a 1987, revelam o desejo guardado com carinho até que chegasse a hora certa. E essa hora chegou, e a primeira transmissão aconteceu.

Acompanhe a sétima parte do especial:



Rádio Aparecida ganha o coração dos brasileiros

Trazendo a evangelização no seio de sua criação, a Rádio Aparecida tem papel fundamental para a igreja ajudando com que a palavra de Deus e o amor à Maria cheguem aos corações dos cristãos, que muitas vezes não tem acesso a missa semanal ou a catequese. Nesse sentido, o meio de comunicação é um alicerce para a construção do mundo novo como destaca o arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes.

Acompanhe a oitava parte do especial:


Santuário Nacional e Rádio Aparecida propagam devoção à Nossa Senhora

Foi logo após uma fase de estudos, aquisição de equipamentos, instalação de estúdios e transmissor que no dia 08 de setembro de 1951 entrou no ar a primeira grade de programação da Rádio Aparecida. Quatro anos depois, no ano de 1955, ocorreu o início efetivo da construção do Santuário Nacional, antes disso já havia sido lançada a pedra fundamental no dia 10 de setembro de 1946.

Acompanhe a nona parte do especial:

Liberdade de expressão é marca registrada do jornalismo da Rádio Aparecida

Ao longo desses 70 anos, um dos grandes pilares da Rádio Aparecida, sem dúvida, é o jornalismo sério, comprometido com a verdade e que através da informação também forma o cidadão. Como diz o diretor da emissora, Padre Inácio Medeiros, informar também é evangelizar.

Acompanhe a décima parte do especial:


:: 7 motivos para você comemorar os 70 anos da Rádio Aparecida!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rádio Aparecida, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...