Por Rafael Camargo Em Notícias

Leite de Saquinho x Leite de Caixinha: qual a diferença?

 

Leite de Saquinho

O leite pasteurizado é o leite natural, integral, desnatado ou semi-desnatado que sofre tratamento térmico suave (72ºC de 15 a 20 segundos). Isso garante a destruição de bactérias patogênicas.

 

Com esse tratamento térmico, as vitaminas do complexo B sofrem perdas menores; as proteínas e açúcares do leite não sofrem modificações consideráveis e os lactobacilos benéficos permanecem vivos.

 

A desvantagem é que alguns microrganismos patogênicos mais resistentes a altas temperaturas podem sobreviver à pasteurização, por isso, é importante o controle de qualidade rigoroso.

 

 

Leite de Caixinha

O leite longa vida (UHT – temperatura ultra-alta) é um leite homogeneizado que sofre um tratamento térmico maior (130ºC de dois a quatro segundos). Isso destrói todas as bactérias, as patogênicas e as probióticas (benéficas).

 

Com esta temperatura ocorre uma perda bem maior de vitaminas do complexo B; acontece a alteração das proteínas e açucares e através de reações químicas, o leite apresenta uma pequena diferença de sabor e os lactobacilos probióticos são totalmente destruídos. Além disso, o leite UHT utiliza conservantes.

 

A vantagem que o leite longa vida apresenta em relação ao pasteurizado é o tempo de prateleira. Enquanto o leite de caixinha tem a validade de quatro meses em embalagem fechada e até três dias após aberto, a validade do leite de saquinho é de apenas três dias.

 

Por isso, na hora da compra, se você tem a disponibilidade de comprar o leite com frequência dê preferência ao leite de saquinho por ser mais nutritivo. Caso não tenha essa disponibilidade ou necessite comprar em quantidades maiores para estoque, o leite UHT é, sem dúvida, a melhor opção.

 

 

Fonte: Nestlé

           Enciclopédia de Nutrição

           Anvisa

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rafael Camargo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.