As fakes news são discutidas cada vez mais nas redes sociais. Com a proximidade do período eleitoral, pesquisas são feitas para auxiliar na análise do voto. O Instituto Interlab analisou perfis dos seguidores dos pré-candidatos a Presidência da República no Twitter e constatou que grande parte dos presidenciáveis são seguidos por robôs.
Os números são alarmantes. Mais de 60% dos quase 410 mil seguidores do Alvaro Dias do Podemos, por exemplo, são perfis robôs. Na segunda colocação desse ranking está o pré- candidato pelo PSDB, Geraldo Ackmin que tem 45,8% de fakes como seguidores. A análise foi feita por uma ferramenta chamada Botometer, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.
:: Fake News: Veja quatro conselhos do Papa e se livre delas
Perfis robôs podem ser considerados perfis fakes, pois são controlados por um tipo específico de programa de computador que realiza tarefas de forma autônoma a partir de alguns algoritmos.
Por que existem e são feitos esses perfis fakes? Lucas Lago, pesquisador do Instituto Interlab explica:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.