O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, traz a importância de celebrarmos também a vida e história de mulheres da Bíblia que Jesus teve contato. Todas são personagens fortes e cheias de decisão perante os desafios de seu tempo, mas que buscavam fé, conforto e curas por meio do filho de Deus.
A Samaritana
Era uma mulher que vivia de forma desregrada sua vida afetiva e por isso tinha vergonha de se encontrar com as pessoas, por esse motivo sempre ia buscar água ao meio-dia, o horário em que todos estavam em casa almoçando e se protegendo da alta temperatura daquele horário. Havia uma sede em seu coração que só o Senhor poderia saciar nos relacionamentos, o que restava era um vazio existencial, frustração e ainda mais sede.
Quando Jesus se encontra com essa mulher consegue entrar no íntimo dela e mostra que conhece toda a sua vida de pecado, porém Jesus não a condena, mas oferece uma água viva que pode lhe matar a sede por completo, curando toda a carência e o vazio interior. A mulher samaritana com o coração aberto cheio de sinceridade e arrependimento reconhece os seus erros e se abre ao Senhor.
A água que Jesus se referia era o Espírito Santo e aquela mulher recebe essa água ao conhecer Jesus e o que ele oferecia. A Samaritana teve a vida transformada a ponto de esquecer sua vergonha pública e saiu por toda a Samaria anunciando que tinha conhecido o Cristo e que ele havia transformado a sua vida.
A mulher encurvada
A doença da mulher encurvada não era apenas física, pois o texto dizia que um espírito a tornava enferma havia 18 anos. A enfermidade física mostra o tipo de espírito que a oprime: era o peso da vida, os problemas, os sofrimentos, os sentimentos não externados, um passado não superado. Tudo isso fez com que ela se curvasse e se tornasse uma mulher sem esperança, depressiva, cabisbaixa e triste.
Essa mulher não era notada por ninguém, ninguém falava com ela. Jesus a vê, olha para ela e não é indiferente ao seu sofrimento. Jesus fala com ela e a mulher, depois de 18 anos, levanta a cabeça. Ela se move para ver quem a notou, quem a amou e quem falou com ela. Jesus impõe-lhe as mãos e o Espírito se funde nela e esse Espírito que é Santo também é o espírito de cura e a mulher se ergue no mesmo instante, curada, se endireita e começa a louvar a Deus.
A Hemorroísa
A mulher do fluxo de sangue padecia com sua hemorragia havia 12 anos ininterruptos, o que a levou a gastar tudo o que possuía em busca de cura. Quando essa mulher sofrida ouviu falar de Jesus, imediatamente teve fé e essa fé a levou a decisão de ir até Jesus e tocar em suas vestes. E assim ela fez, era sua última esperança, talvez a última tentativa, talvez até um dos seus últimos dias de vida diante de 12 anos de hemorragia. Ela rompeu com a multidão, que a considerava impura e marginalizada, tocou em Jesus e seu sangramento foi estancado.
Jesus sentiu que dele saiu uma força e quis saber quem o havia tocado. Os discípulos diziam que não era possível saber devido a multidão que o comprimia, mas a mulher se lança aos pés de Jesus contando o que havia acontecido e Jesus lhe disse "Filha, a tua fé te salvou, seja curada". A fé dessa mulher foi tamanha que ela foi quem extraiu a cura de Jesus. Hoje nós precisamos dessa fé, de nos decidir por buscar em Deus a nossa cura, entregando a ele tudo: nossos remédios, tratamentos, exames, diagnósticos e médicos. Não precisamos nos desesperar, mas sim ter a confiança de que ele está no controle de todas as coisas.
A Mulher Adúltera
O texto conta que, quando Jesus ensinava no templo, é apresentada a ele uma mulher que havia sido descoberta cometendo adultério. Lembram a ele que a lei diz que tal mulher deveria ser morta apedrejada e perguntam o que ele pensa. Jesus não respondeu e começa a escrever com dedo na terra. Muitos estudiosos dizem que nesse momento Jesus escreviam os pecados não públicos daqueles homens, outros afirmam que Jesus fez esse gesto para que aqueles homens tivessem tempo para refletir sobre a própria atitude. A lei exigia que o casal adúltero fosse apresentado para julgamento, mas apenas a mulher foi levada a julgamento.
A vida daquela mulher não tinha valor nenhum para aquela geração por razões que ninguém conhecia, somente Jesus. Ela estava ali envergonhada, desiludida e prestes a morrer apedrejada e eles continuam a questionar Jesus que diz "quem não tem pecado atire a primeira pedra". Assim todos vão embora. Jesus se ergue do chão, olha nos olhos da mulher com amor e disse "ninguém te condenou, eu também não te condeno, vá e não peques mais". Ela então experimenta o grande amor de Cristo, que sendo Deus se rebaixa para salvar a humanidade. Ele se compadece porque sonda nossos corações e sabe de todas as razões dos nossos sofrimentos, diante do pecado acolhe o pecador de braços abertos, convidando-os a conversão.
Marta e Maria
Marta e Maria eram irmãs de Lázaro e eles eram amigos íntimos de Jesus. Jesus ia à casa deles descansar quando passava por Betânia. O Evangelho relata dois tipos de comportamento: ativismo e contemplação. Marta estava desesperadamente cuidando dos afazeres. Maria tinha ido assentar-se aos pés do mestre e amigos de Jesus. Marta se irrita com sua irmã por isso, mas Jesus vem com amor exortá-la sobre seu ativismo e preocupação excessiva, enquanto deveria estar contemplando o amado e aprendendo com ele como Maria fez.
Jesus disse que Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será retirado. Há momentos para realizar nossas tarefas, mas é preciso que tenhamos tempo para estar com Deus e era exatamente isso que Marta não tinha: estar em contemplação e com os ouvidos e coração abertos para o Senhor, dispostos a ficar aos seus pés, ter tempo para estar com Ele é o que nos leva a viver a vontade de Deus. Se não estivermos aos pés dele jamais alcançaremos a melhor parte que não nos será retirada: o céu.
A Cananeia
Jesus estava apenas de passagem na região onde a mulher cananeia vivia. Ele não tinha intenção de anunciar o Reino nem de realizar milagres ali, pois os judeus ainda precisavam ser alcançados primeiro. A mulher tinha a filha atormentada por demônios e desesperadamente pediu misericórdia a Jesus, mas ele não respondeu, porém ela continuou insistindo e quando finalmente conseguiu se aproximar, Jesus percebeu-lhe a enorme fé. Ela gritou "Jesus Filho de Davi, tenha piedade de mim", pois sabia quem o senhor era e então depositou sua esperança nele.
A fé incansável dessa mulher moveu o coração de Jesus que estava somente de passagem, mas como vivido derramou a sua graça e declarou a cura da filha dela. Nossa fé move o coração de Deus, precisamos pedir ao Senhor a graça de sermos ousados, insistentes e persistentes na oração. A mulher Cananeia não se importou com barreiras, repreensões ou com o que poderiam pensar dela, ela foi além de tudo isso e recebeu o milagre. Peçamos ao Senhor essa fé para que possamos clamar, interceder por nossos filhos, por nosso matrimônio, pela nossa família e por nossas necessidades.
A Filha de Jairo
Jairo foi até Jesus cheio de fé pedindo por sua filha que estava nas últimas e Jesus seguiu com ele, porém no meio do caminho alguém lhe comunicou que não adiantava mais incomodar o mestre, pois a menina havia morrido. Jesus olhou para Jairo e disse para ele que não temesse mas que cresse em sua palavra. Isso nos ensina que em muitas situações, muitas vozes chegarão até nós para nos desanimar e nos desencorajar das nossas bênçãos e dos nossos milagres, mas a última palavra vem sempre de Deus e é nisso que devemos nos apoiar.
Jesus chega com uma palavra para consolar os corações, mas muitos não creem e zombam dele. Então junto com os pais da menina, ele vai até o quarto onde ela está e a chama de volta para vida dizendo “Talita cumi!” e a menina se levanta. Esta é uma ordem que sai da boca de Deus e a qual nem a morte poderá desobedecer e hoje essa palavra se renova em nossas vidas. Jesus está dizendo para mim e para você: "eu ordeno que você se levante para uma nova vida".
A Viúva de Naim
Ao aproximar-se da porta da cidade, Jesus avistou o velório do filho único de uma viúva. Naquele tempo a viúva deveria ser sustentada pelo filho e Jesus, ao ver aquela situação, percebe a dor e a necessidade daquela mulher que não tinha mais nenhuma esperança, sabia que ela estava fadada a miséria e a solidão. Então Jesus, movido de compaixão, consola viúva dizendo "não chores" e em seguida toca no esquife e o velório cessa.
A vida se encontra com a morte e ele ordena que o jovem se levante e este começa a falar imediatamente. Jesus é o caminho, a verdade e a vida e aonde Ele chega, há vida em abundância. Naquele momento, Jesus refaz aquela família, restitui a vida do jovem e o sentido da vida da mãe dele. Jesus não é indiferente à nossa dor; Ele se move, assim como se moveu e foi ao encontro daquela família.
Isabel
Isabel era temente a Deus e confiava em suas promessas, mesmo tendo passado a maior parte da vida como uma mulher estéril, não deixava de confiar nas promessas do senhor, tendo se tornado mãe aos 60 anos do último e maior dos profetas, João Batista, "aquele que foi o responsável por preparar o caminho para o Salvador". (Lc 1, 76). Seu marido Zacarias recebeu a visita do anjo Gabriel que anunciou que Isabel daria à luz a um filho, e seu nome deveria ser João, o qual seria grande aos olhos do senhor. Zacarias não acreditou no anjo e ficou mudo até que a promessa feita a ele se realizasse.
Diante de tudo isso que ocorria, Isabel disse "eis a graça que o senhor me fez quando lançou os olhos sobre mim para tirar o meu opróbrio dentre os homens". (Lc 1, 25) também no evangelho de São Lucas vemos mais uma vez Isabel, que de mulher estéril se tornou profetiza, diante da saudação da Virgem Maria ela diz "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre". (Lc 1,42) e continuando reconhece que Maria está grávida do Senhor ao declarar que ela é a mãe de Deus: "donde me vem essa honra de vir a mim a mãe do meu senhor?" (Lc 1, 43). Assim como Isabel, Precisamos ser dóceis ao poder do divino Espírito Santo e nunca deixar de crer que para Deus não existem coisas impossíveis em todas as suas promessas.
Um Bolo por dia até o Natal: Bolo Aromático
De preparo simples, surpreenda-se com um bolo extremamente aromático e saboroso.
A Cor do Som: pioneiros da fusão Rock e Pop com os ritmos brasileiros
Uma mistura que revolucionou o cenário musical brasileiro ao propor misturar Rock com Samba.
Oremos a Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria
Rezemos a a Imaculada Conceição, Mãe de Deus que foi concebida sem mancha por um especial privilégio divino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.