Notícias

Novena pelas mulheres: peçamos a intercessão de 9 santas da Igreja

Escrito por Beatriz Nery

28 FEV 2024 - 09H00

Montagem: Rafael Camargo/A12

Quem é a mulher do século XXI? Quais são as suas necessidades? Quais são os seus anseios, seus medos, certezas e incertezas? Qual é o seu lugar na sociedade e na Igreja? Que espaço é dado a ela? Qual a sua real identidade? Por que ainda persistem tantas mentalidades que difamam e desfazem a mulher simplesmente por ela ser mulher?

Quantas mentalidades que teimam em instrumentalizar o seu corpo e seu lugar na sociedade! Quantos discursos que reforçam uma imagem negativa, desdenhosa e até violenta a respeito da mulher nas mais diversas culturas e sociedades espalhadas pelo mundo!

Na ocasião da semana e do Dia da Mulher, a Rádio Aparecida quer rezar com você e por você essa novena que propõe 9 dias de oração, acompanhando o exemplo e a vida de 9 mulheres santas. Serão 9 dias rezando pelas mulheres de nosso tempo. Nove dias pensando em suas necessidades, anseios e angústias. Nove dias nos quais rezaremos sobre o que é ser mulher em nosso tempo.

Dia 1: Por todas as mulheres com Maria de Nazaré

Hoje rezamos com a jovem Maria de Nazaré, modelo e exemplo para todas as mulheres e de todos os tempos.

Dia 2: Pela vida profissional das mulheres com Santa Gianna Beretta

Hoje rezamos com Santa Gianna Beretta Molla (1922–1962), santa italiana que adoeceu de câncer e decidiu continuar com a gravidez de seu quarto filho, em vez submeter-se a um aborto como lhe sugeriam os médicos para salvar sua vida. Gianna estudou medicina e se especializou em pediatria. Seu trabalho com os doentes se resumia na seguinte frase: “Como o sacerdote toca Jesus, assim nós, os médicos, tocamos Jesus nos corpos de nossos pacientes”.

Dia 3: Por todas as mulheres em busca de um emprego com Santa Hildegarda de Bingen

Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja já não era perseguida, mas vivia-se uma cultura machista, própria da época. Isto não foi impedimento para Santa Hildegarda de Bingen (1098–1179), religiosa beneditina de origem alemã, que chegou a ter uma séria de visões místicas. Escreveu obras teológicas e de moral com notável profundidade, tendo sido declarada doutora da Igreja por Bento XVI no ano 2012, junto com são João d’Ávila. Sua popularidade fez com que muitas pessoas, entre bispos e abades, lhe pedissem conselhos.

Dia 4: Por todas as mães com Catarina de Sena

Posteriormente, apareceria outra mística e doutora da Igreja, Santa Catarina de Sena (1347–1380), que vestiu o hábito da ordem terceira de Santo Domingo. Nesta época, os papas viviam em Avignon (França) e os romanos se queixavam de ter sido abandonados por seus bispos, ameaçando com o cisma. Gregório XI fez um voto secreto a Deus de regressar a Roma e ao consultar santa Catarina, ela lhe disse: “Cumpra com sua promessa feita a Deus”. O pontífice ficou surpreso porque não havia contado a ninguém sobre o voto e, mais tarde, o papa cumpriu sua promessa e voltou para a Cidade Eterna.

Dia 5: Por todas as mulheres que desejam ser mães com Santa Teresa de Jesus

Com a aparição do protestantismo, a Igreja se dividiu e foi realizado o Concílio de Trento. Estes são os anos de Santa Teresa de Jesus (1515–1582), religiosa contemplativa que marcou a Igreja com sua reforma carmelita. Apesar de ter sido incompreendida, perseguida e até acusada na Inquisição, seu amor a Deus a impulsionou a fundar novos conventos e a optar por uma vida mais austera, sem vaidades, nem luxos. Submersa muitas vezes em êxtases, nunca deixou de ser realista.

Dia 6: Pelas mulheres vítimas de violência com Santa Rosa de Lima

Do outro lado do mundo, na América, mais precisamente no Peru, Santa Rosa de Lima (1586–1617) tomou Santa Catarina de Sena como modelo e se omitiu àqueles que a pretendiam por sua grande beleza, para poder viver em virgindade, servindo aos pobres e doentes.

Dia 7: Por todas as mulheres religiosas e consagradas com Santa Teresa de Lisieux

Do amor dos santos esposos franceses Louis Martin e Zélia Guérin, canonizados em outubro de 2015, nasceu Santa Teresa de Lisieux (1873–1897), doutora da Igreja e padroeira universal das missões. Santa Teresa viveu somente 24 anos. Um ano depois de sua morte, a partir de seus escritos, foi publicado o livro “História de uma alma”, que conquistou o mundo ao dar a conhecer o muito que essa religiosa amara Jesus.

Dia 8: Por todas as mulheres que buscam uma resposta com Santa Edith Stein

Durante a perseguição nazista no século XX, surgiu na Europa outra grande mulher, convertida do judaísmo, religiosa carmelita descalça e mártir, Santa Edith Stein, também conhecida como santa Teresa Benedita da Cruz (1891–1942). Junto com outros judeus conversos, foi levada ao campo de concentração de Westerbork em vingança das autoridades pelo comunicado de protesto dos bispos católicos dos Países Baixos contra as deportações de judeus. Santa Edith foi transferida para Auschwitz, onde morreu nas câmaras de gás, junto com sua irmã Rosa, também convertida ao catolicismo, e muitos outros de seu povo.

Dia 9: Por todas as mulheres vítimas de alguma forma de escravidão com Santa Madre Teresa de Calcutá

O testemunho de Santa Teresa de Calcutá (1910–1997) de servir a Cristo nos “mais pobres entre os pobres” ensinou que a maior pobreza não estava nos subúrbios de Calcutá, mas nos países “ricos” quando falta o amor ou nas sociedades que permitem o aborto. “Para poder amar, é preciso ter um coração puro e é preciso rezar. O fruto da oração é o aprofundamento da fé. O fruto da fé é o amor. E o fruto do amor é o serviço ao próximo. Isso nos conduz à paz”, dizia a também ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 1979.

Oração pela mulher

“Hoje eu oro por aquelas que lutam com toda sua força. Por aquelas que sofrem por defenderem a justiça. E por aquelas que já viram monstros, mas continuam de olhos abertos para a vida. Oro por aquelas que são agredidas por estranhos e com coração partido, por aqueles que um dia amou. Oro por aquelas que foram pré-julgadas e discriminadas e por aquelas que são ofendidas e humilhadas. Oro por aquelas que choraram na calada da noite, pensando que estão sozinhas, por aquelas que foram abandonadas, E por aquelas que muitas vezes foram obrigadas a abandonar seus sonhos. Oro pelas que são mães, mesmo sem filhos. Que são amigas, mesmo quando não compreendem. Que são lindas, mesmo que ninguém lhes diga. Oro por aquelas que com o riso, fazem o dia mais feliz e colorido. Que, com sua doçura, fazem o dia mais leve. Que, com sua garra, fazem a diferença. Que, com palavras, fazem as mais lindas poesias E que no silêncio, sustentam a muitos com seu amor. Oro por aquelas que humildemente se dispõem com um “Eis me aqui”. Por aquelas que se assentam aos pés do Mestre para aprenderem. E por aquelas que lavam os seus pés com lágrimas, derramando a própria alma em adoração. Oro por aquelas que são esquecidas. Mas que diante do Deus criador são lembradas com terno amor. Amém.”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...