Notícias

Novenário em honra ao Bom Jesus da Lapa

Reze em união ao Santuário de Bom Jesus da Lapa, na Bahia

Escrito por Beatriz Nery

02 AGO 2023 - 15H15 (Atualizada em 03 AGO 2023 - 08H46)

Divulgação

A Rádio Aparecida, em parceria com a Rádio Bom Jesus, de Bom Jesus da Lapa (BA) convida os ouvintes a rezarem com fervor o Novenário em louvor ao Bom Jesus da Lapa.

A romaria deste ano traz como tema "Bom Jesus, o pão da vida, vocação e fraternidade" e o lema "Preservar na comunhão, no repartir o pão e na oração". 

Reze os 9 dias em nossa companhia e também cante sua ladainha logo depois:

1º dia: Bom Jesus e os vocacionados do Pai

Por meio do batismo somos inseridos em uma comunidade de fé, somos chamados de povo de Deus pertencentes a uma Igreja local e universal. Por isso podemos dizer que todo batizado, como membro da Igreja, é convocado a se colocar a caminho mas também a viver em comunhão, promover relações fraternas, a ser uma igreja Sinodal e missionária. Deixar-se conduzir pelo Bom Jesus é o que move cada vocação.

🙏 Peçamos o auxílio de sua graça para sermos fiéis ao que Ele quer de nós.

2º dia: Bom Jesus e a responsabilidade fraterna

No Evangelho de Mateus, diante da multidão com fome o Bom Jesus dá uma ordem aos discípulos: "dai-lhes vós mesmos de comer". Hoje este ensinamento é dirigido a nós para o exercício da solidariedade e da responsabilidade fraterna. Concretamente, o gesto da partilha dos pães nos convida a descobrir que o projeto de Jesus é alimentar os seres humanos e reuni-los numa fraternidade, onde saibam compartilhar seu pão e seu peixe como irmãos.

🙏 Peçamos ao Bom Jesus a graça de sermos fraternos e solidários, para exercermos bem a vocação ao qual o Senhor nos chamou a servir.

3º dia: O Bom Jesus nos chama a permanecer com Ele

O Bom Jesus sobe a montanha para rezar, encontra-se com Deus, ouvi-lo unido ao pai "em tudo Ele realizou a sua vontade". Da vontade de Deus nasce o chamado dos primeiros discípulos e o chamado de cada um de nós. A primeira finalidade do convite de Jesus é para permanecer com Ele, configurar-se a Ele na intimidade, com a experiência de proximidade de convivência é o segredo de toda vocação. Ela dá aos seus discípulos a força espiritual interior e o conteúdo do anúncio do Reino.

🙏 Peçamos ao Bom Jesus que nos ajude a entender que precisamos permanecer unidos a ele, estarmos ao seu lado e ser fiéis em todos os momentos da nossa vida.

4º dia: Bom Jesus e a caridade

O Bom Jesus nos adverte de que irá voltar e reunir os povos da terra diante dele e então fará a distinção entre os justos e os injustos, os felizes e os infelizes. O parâmetro para esta escolha será ter ou não vivido segundo o Evangelho, cumprindo o mandamento do amor e agindo conforme o que Ele nos ensinou. De nada valerá o que fizermos em benefício da nossa própria subsistência, conforto e qualidade de vida; para tomar posse do Reino de Deus precisamos acolher os famintos, os sedentos, os estrangeiros, os sem roupa, os doentes e os prisioneiros, pois em cada um deles está presente o próprio Jesus.

🙏 Peçamos ao Bom Jesus que nos conceda um coração humilde, capaz de amar e servir a quem mais precisa.

5º dia: O Bom Jesus nos chama a caminhar com Ele

Toda vocação é uma convocação, ou seja, somos chamados a caminhar juntos no segmento do Bom Jesus e no empenho pessoal e conjunto de manifestar sua presença no mundo. A alegria do encontro com o Senhor Ressuscitado e o reconhecimento da nossa vocação enche o nosso coração de alegria e nos envia e missão, para anunciar a todos a boa notícia.

🙏 Peçamos ao Bom Jesus que aqueça os nossos corações e nos ajude a colocar os pés a caminho, em direção às pessoas que mais necessitam.

6º dia: Bom Jesus, verdadeiro alimento espiritual

O Bom Jesus declarou que "Ele é o pão da vida e aquele que crer nele nunca mais terá fome nem sede"; Ele é o alimento que devemos procurar, pois é quem nos faz encontrar sentido para nossa vida neste mundo e sermos merecedores da vida em Deus, o reino eterno. A Eucaristia é o alimento para o caminho, é Jesus presença real, sustento de toda vocação de quem deseja servir a Deus, alimentando-nos do Pão da Vida somos convidados a tornar-nos pão na vida para os outros.

🙏 Peçamos ao Bom Jesus que nos ajude a compreender que, comungar do seu corpo e sangue, é tomar do alimento que nos ajuda a continuar sua missão, levando em frente à obra do Reino.

7º dia: O Bom Jesus nos chama e nos envia

Todo batizado é missionário, em virtude do nosso batismo devemos anunciar a palavra de Deus com palavras e ações. O Bom Jesus deseja contar com a boa vontade de seus escolhidos, Ele sempre toma iniciativa: "não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzais frutos". O discípulo tem a liberdade de responder ou não ao chamado, o fiel que responde ao chamado do Senhor será feliz em sua vocação, esse procura continuar a vida e a experiência missionária de Jesus.

🙏 Peçamos ao Bom Jesus que nos ajude a escutar a sua voz a realizar sua Santa vontade e sempre está disposto a dizer "eis-me, aqui envia-me".

8º dia: O Bom Jesus e a providência divina

O Bom Jesus era uma pessoa de profunda oração. Ele rezava muito, seja em momentos decisivos de sua vida, seja no momento cotidiano; estava sempre em busca de comunhão com o Pai. Nessa intimidade filial estava o segredo de sua missão, dentre os pedidos essenciais contidos na oração que Jesus ensina os seus discípulos, o pedido do pão de cada dia é primordial. Ao colocar o pedido pelo pão no coração de sua oração, o Bom Jesus nos mostra que o pão repartido, isto é não acumulado, é o centro do projeto de Deus, o gesto mais sagrado que há é o da partilha.

🙏 Peçamos ao Bom Jesus que nos ajude amar o Pai, a confiar na providência divina e a repartir o pão nosso de cada dia com todos os que precisam.

9º dia: O Bom Jesus que nos chama a sermos uma Igreja Sinodal

Uma igreja sinodal é aquela em que seus membros procuram caminhar juntos na mesma direção, tendo a frente o Bom Jesus Caminho, Verdade e Vida. A partir da convocação do sínodo de 2021 a 2023, a Igreja deve analisar a realidade do tempo atual, a luz da fé e das Sagradas Escrituras, a fim de discernir que caminho seguir sob a inspiração do Espírito Santo. Desta forma a sinodalidade não se reduz a encontros, mas é o modo de viver e operar da Igreja, servindo a Jesus e a seu reino. O cristão, a partir de sua vocação vivendo em comunidade de discípulos e missionários, procura fazer o possível para que o Senhor seja Amado, adorado e servido.

🙏 Em comunhão com o sínodo da igreja, peçamos ao Bom Jesus que nos ajude a viver as decisões que a Igreja, sob a luz do Espírito Santo, está buscando tomar, para que todos unidos em um só rebanho possamos glorificar a Trindade Santa.

:: Reze tríduo do Bom Jesus da Lapa

Ladainha do Bom Jesus da Lapa

Reprodução
Reprodução

Senhor, tende piedade de nós (x2)
Cristo, tende piedade de nós (x2)
Senhor, tende piedade de nós (x2)

Deus pai do céu, tende piedade de nós
Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós
Santíssima Trindade que sois um só Deus, tende piedade de nós

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor
Cordeiro de Deus para tirais o pecado do mundo, ouvi-nos senhor
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós

Oração

O Bom Jesus é uma fonte viva de bênçãos e cura e nele elevemos as nossas preces com todo fervor nesse momento final do nosso novenário:



Ó Deus eterno e onipotente
que na gloriosa transfiguração de vosso filho
confirmastes os mistérios da Fé pelo testemunho de Moisés e Elias
e manifestastes de modo admirável a nossa Glória de filhos adotivos
Concedei aos vossos servos e servas ouvir a voz do vosso filho amado
e compartilhar da sua herança

Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso filho na unidade do Espírito Santo. Amém.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias diariamente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...