Por Beatriz Nery Em Notícias Atualizada em 10 ABR 2018 - 13H46

O desafio dos venezuelanos na busca de qualidade de vida no Brasil

TV Aparecida
TV Aparecida

Dados da prefeitura de Boa Vista estimam que cerca de 40 mil venezuelanos já tenham entrado na cidade. Abrigos estão lotados e milhares de imigrantes vivem em situação de rua. Muitos fogem para o pequeno município de Pacaraima, com 16.000 habitantes que faz divisa com a Venezuela para escapar da falta de comida, dinheiro, remédio e voz.

Leia MaisSérie "Desafios da Igreja" mostra realidade dos venezuelanos que cruzam a fronteira do BrasilProjeto ‘Missão Fronteira Venezuela’ vai ao encontro de imigrantesA segunda reportagem de Talita Galvão para os “Desafios da Igreja” retrata a procura de qualidade de vida dos imigrantes venezuelanos em terras brasileiras. Uma das imigrantes é Rosilena, administradora. “Estou buscando uma vida melhor porque na Venezuela está muito critico. Somos profissionais, trabalhamos em universidades, mas não temos mais oportunidades, por isso estou indo para Manaus”.

Este é o destino da grande maioria. Segue a pé ao longo de 200 quilômetros pela BR 174, rodovia que liga Pacaraima a capital Boa Vista. Ao longo do caminho grupos vão sendo formados por meio da esperança de recomeçar.

A irmã Rozita Milesi do MSCS, Instituto Migrações dos Direitos Humanos retrata a situação de fome em que eles encontram. “Não é um passeio o que os venezuelanos estão fazendo. Eles estão buscando realmente suprir uma necessidade básica fundamental. O que a gente ouve desses milhares de pessoas é ‘estamos com fome’. Às vezes vemos mães que recebem comida e não conseguem comer porque pensam nos filhos que estão lá e não tem”.

Ouça a segunda parte da reportagem especial do "Desafios da Igreja" ao Notícias em Trinta:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0
Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba notícias mensalmente

Parabéns, seu cadastro foi efetuado com sucesso!
Você deve receber nossas novidades em breve.

Ops, tivemos um possível erro no cadastro de seu e-mail.
Tente novamente por favor.

Tentar novamente
Facebook

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...